SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Aprendizaje y desarrollo en el análisis del trabajo del profesor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Compartir


Psicologia da Educação

versión impresa ISSN 1414-6975versión On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  n.19 São Paulo dic. 2004

 

EDITORIAL

 

Eis mais um número de Psicologia da Educação, periódico dedicado à divulgação de estudos e pesquisas voltadas para a interface entre essas duas áreas. Fiel a sua proposta inicial, procura abranger diferentes abordagens psicológicas para a análise do fenômeno educativo.

Este número focaliza, no momento em que novas exigências são colocadas à escola, o processo de aprendizagem e desenvolvimento, tanto do pólo do professor como do aluno; as relações professor-aluno e as emoções que as permeiam são também abordadas.

Destaca-se, entre os artigos publicados, o texto de Fréderic Yvon e Yves Clot. Professor de Psicologia do Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, de Paris, e responsável pela equipe Clínica de Atividade do Laboratório de Psicologia do Trabalho do CNAM, o professor Clot traz para a educação uma nova perspectiva de análise – análise clínica de trabalho – e, junto com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, integra um projeto de pesquisa, na interface da Sociologia do Trabalho, Psicologia da Educação e Lingüística.

Em Ampliando, o plantão psicoeducativo é discutido como uma possibilidade para a prática e a pesquisa em Psicologia da Educação. Em Compartilhando, o biograma é apresentado como recurso para a devolutiva de entrevistas na pesquisa.

Editoras

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons