SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Aprendizagem e desenvolvimento na análise do trabalho do professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  n.19 São Paulo dez. 2004

 

EDITORIAL

 

Eis mais um número de Psicologia da Educação, periódico dedicado à divulgação de estudos e pesquisas voltadas para a interface entre essas duas áreas. Fiel a sua proposta inicial, procura abranger diferentes abordagens psicológicas para a análise do fenômeno educativo.

Este número focaliza, no momento em que novas exigências são colocadas à escola, o processo de aprendizagem e desenvolvimento, tanto do pólo do professor como do aluno; as relações professor-aluno e as emoções que as permeiam são também abordadas.

Destaca-se, entre os artigos publicados, o texto de Fréderic Yvon e Yves Clot. Professor de Psicologia do Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, de Paris, e responsável pela equipe Clínica de Atividade do Laboratório de Psicologia do Trabalho do CNAM, o professor Clot traz para a educação uma nova perspectiva de análise – análise clínica de trabalho – e, junto com o Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e Programa de Estudos Pós-Graduados em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem, integra um projeto de pesquisa, na interface da Sociologia do Trabalho, Psicologia da Educação e Lingüística.

Em Ampliando, o plantão psicoeducativo é discutido como uma possibilidade para a prática e a pesquisa em Psicologia da Educação. Em Compartilhando, o biograma é apresentado como recurso para a devolutiva de entrevistas na pesquisa.

Editoras

Creative Commons License