SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Affectivity and teaching-learning process: contributions from Henri Wallon author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Psicologia da educação  no.20 São Paulo June 2005

 

EDITORIAL

 

 

Eis o número 20 da Psicologia da Educação, e com ele comemoramos dez anos de publicação ininterrupta da revista.

Relembrado o contexto...

Em 1969, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação - PED iniciava, na PUC-SP, suas atividades no Mestrado. Foi o primeiro Programa no Brasil em nível de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e um dos primeiros na área de Educação, tendo papel fundamental na origem do Pós-Graduação na PUC-SP, juntamente com o curso de Teoria Literária e o de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. O professor Joel Martins foi presença fundamental, não só no processo de constituição do PED, mas de todo o setor que então se iniciava na PUC-SP - o de Pós-Graduação. O Doutorado no PED foi proposto posteriormente e iniciou suas atividades em 1982.

Em setembro de 1983 surgiu o nº 1 da Revista Psicologia da Educação, de circulação interna, sendo a maioria dos artigos de professores do próprio Programa. O primeiro artigo da revista nº 1 foi escrito pelo fundador do Programa - "A importância da fenomenologia para a psicologia". A revista teve nove números publicados, sendo o último em maio de 1988.

Em novembro de 1995 surge a revista Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP, após a avaliação do projeto pela Educ - exigência da editora da PUC para abertura de qualquer revista. Na oportunidade, uma das razões para a aprovação foi o fato de não haver outra, no país, com o mesmo objetivo. O periódico proposto tinha como congênere apenas a revista da Unesp, mas cujo título deixava claro seu compromisso: Psicologia e Educação. Já a Psicologia da Educação, no seu primeiro número, alertava: "Trata-se de concentrar, em um periódico semestral, estudos e pesquisas voltados para o que representa uma subárea que se propõe como a relação entre as duas: a Psicologia e a Educação, ambas a um tempo prática e área de conhecimento".

Psicologia da Educação surgiu da luta de Abigail Alvarenga Mahoney e Melania Moroz, então, respectivamente, coordenadora e vice-coordenadora do PED. As duas compuseram o Comitê Editorial da revista do nº 1 ao nº 6, contando com a colaboração de Maria do Carmo Guedes. A partir do nº 7, e até o atual, passam a ser editoras Laurinda Ramalho de Almeida, Mitsuko Aparecida Makino Antunes e Maria do Carmo Guedes. Em alguns números a revista contou com a colaboração dos então doutorandos: Célia Viderman, Eveline Bouteiller Kavakami, Paula Susana Gióia, Suely Amaral e Sylvia Helena Souza da Silva.

Além dos pareceristas permanentes que compõem o Conselho Editorial da revista, ela tem contado com pareceristas ad hoc para avaliar os artigos enviados para publicação. Nesta oportunidade, reiteramos os agradecimentos a todos do Conselho Editorial. Cabe registrar também nosso reconhecimento e satisfação por ter contado com a colaboração dos seguintes ad hoc: Cecília Pescatore, Cleide Nébias, Denise Jodelet, Denize Rubano, Ecleide Furlanetto, Elcie Salzano, Eveline Bouteiller Kavakami, Fulvia Rosemberg, Heloisa Dantas, Lino de Macedo, Lucia Pintor Santiso Villas Boas, Lucy Banks Leite, Maria Angela Mattar Yunes, Maria Elisa Mazzilli Pereira, Maria Luisa Puglisi Munhoz, Martha Kohl, Myrtes Alonso, Nereide Saviani, Odair Sass, Zilma de Oliveira.

Psicologia da Educação continua fiel a sua proposta inicial e, na diversidade das abordagens teóricas que apresenta, reúne pesquisadores de diversas instituições e de diferentes áreas do conhecimento em torno de uma problemática comum - Psicologia da Educação.

Editoras

 

Creative Commons License