SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número21A Abordagem Centrada na Pessoa na história da psicologia no Brasil: da psicoterapia à educação, ampliando a clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  n.21 São Paulo dez. 2005

 

EDITORIAL

 

Inauguramos, com este número da revista Psicologia da Educação, a segunda década de nossa publicação, procurando prosseguir e potencializar nosso compromisso com a divulgação de conhecimento nessa área, trazendo a público resultados de pesquisas, debates e reflexões sobre temas que articulam a área da Psicologia e o campo da Educação.

Este número traz artigos que abordam questões que representam a amplitude e a diversidade da área em sua tentativa de melhor compreender os fundamentos, articulações e problemas que constituem a área.

O artigo de Ronny Francy Campos traz uma importante contribuição para a compreensão histórica do desenvolvimento de uma abordagem teórica para a Psicologia da Educação, a Abordagem Centrada na Pessoa. Além disso, os artigos de Rui Canário e de Ruth M. de Castro trazem ao debate questões ao mesmo tempo contemporâneas e recorrentes na prática escolar, os "problemas de aprendizagem" e a educação de crianças com autismo. Dois artigos tratam de temas inesgotáveis na discussão educacional, qual sejam, a formação de valores, em artigo de Vera Maria Trevisan de Souza e Vera Maria Nigro de Souza Placco, e crenças num mundo justo, de Alicia Barreiro e José Antonio Castorina. A formação do psicólogo para atuar na educação é abordada em artigo de Luiz Donadon Leal, Marilda Gonçalves Dias Facci, Rosana Aparecida Albuquerque, Rosana Calvo Tuleski e Sonia Mari Shima Barroco. "Ampliando" com nossos leitores, Marli André e equipe apresentam resultados de pesquisa sobre o perfil dos alunos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Fausto E. Menon Pinto "compartilha" com nossos leitores sua leitura de um livro sobre a psicologia da emoção.

Esperamos, com mais este número da Revista, contribuir com a divulgação de conhecimento e o debate em Psicologia da Educação, tendo sempre em vista a construção de uma educação mais democrática e amplamente inclusiva, garantindo acesso e qualidade educacional para todos.

Editoras

Creative Commons License