SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número22As "idéias psicológicas" sobre as condições de aprendizagem na província do Paraná (1854-1889) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  n.22 São Paulo jun. 2006

 

EDITORIAL

 

Este número da Revista Psicologia da Educação, do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, refere-se ao primeiro semestre de 2006 e tem caráter temático, contemplando especificamente a História da Psicologia da Educação no Brasil.

O dossiê sobre História da Psicologia no Brasil é composto por artigos referentes a resultados de pesquisa na área e, na seção "Compartilhando", um texto reflexivo sobre questões de natureza metodológica. O primeiro artigo, As "idéias psicológicas" sobre as condições de aprendizagem na província do Paraná (1854-1889)", é produto de uma pesquisa documental sobre idéias psicológicas na educação. O artigo Os laboratórios de psicologia nas escolas normais de São Paulo: o despertar da psicometria trata da busca de fundamentos científicos para a pedagogia, abordando as produções de Clemente Quaglio e Ugo Pizzolli. Nessa linha de estudos sobre a psicologia nas escolas normais, o artigo A psicologia da educação no curso normal de uma escola confessional católica da cidade de São Paulo (1941-1961) é produto de uma pesquisa documental, que aborda os conteúdos de psicologia ensinados no referido curso. O artigo A consolidação da psicologia no Brasil (1930-1962): sistematização de dados e algumas aproximações analíticas traz um conjunto de dados quantitativos sobre a produção em psicologia nos anos anteriores à regulamentação da profissão de psicólogo. Como elemento de contraponto, o artigo Relaciones históricas entre la psicología y la educación en Paraguay permite uma profícua análise comparativa entre os percursos históricos da psicologia da educação no Brasil e no Paraguai, demonstrando que as diferenças são pontuais e as semelhanças constituem a regra. Na seção "Ampliando", o texto Grupo de Trabalho: Psicologia da Educação: uma análise da produção acadêmica (1998-2004) resgata a história acadêmica do Grupo de Estudos e de Trabalho em Psicologia da Educação, no interior das reuniões anuais da Associação Nacional de Estudos e Pesquisa em Pós-Graduação - ANPEd. Na seção "Compartilhando", o texto Perspectivas e dilemas na pesquisa em história da psicologia no Brasil contribui particularmente para a reflexão sobre questões de ordem epistemológica e metodológica na pesquisa em História da Psicologia. Deve-se destacar que o tema História da Psicologia da Educação no Brasil é um dos assuntos estudados neste Programa, representado neste número por três artigos oriundos de projetos aqui realizados.

 

Editoras

Creative Commons License