SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Avaliação de um programa de ensino para capacitar mães como agentes favorecedoras do estudar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  n.27 São Paulo dez. 2008

 

EDITORIAL

 

Os artigos que compõem este número da Revista Psicologia da Educação tratam de assuntos que contemplam questões fundamentais para o debate na área, abordando os diversos agentes do processo educativo, diferentes níveis de ensino, de aspectos da educação e de abordagens teóricas. Cada um dos artigos contribui significativamente para potencializar o conhecimento em psicologia da educação, mas eles também convidam o leitor a estabelecer um diálogo com e entre eles, produzindo uma rica fonte de reflexão sobre os múltiplos aspectos do processo educacional sob o foco da ciência psicológica.

Dois artigos abordam, sob diferentes aspectos, os pais, personagens importantes da comunidade educativa e, por isso, relevantes como foco de estudos em psicologia da educação. O artigo de Luiz Henrique Gurgueira e Ana Lúcia Cortegoso, "Avaliação de um programa de ensino para capacitar mães como agentes favorecedoras do estudar", e "Qualidade e saudosismo: representações sociais de pais sobre a escola", de Rita de Cássia Pereira de Lima e outros, trazem, sob diferentes perspectivas, contribuições importantes para o conhecimento e a intervenção nesse âmbito.

Outros dois artigos referem-se especificamente à educação infantil, trazendo sob diferentes perspectivas de análise, contribuições para o debate sobre essa modalidade de educação. São eles: "Educação Infantil: legislação e prática pedagógica", de Maria Izete de Oliveira, e "A educação infantil em busca de identidade: análise crítica do binômio 'cuidar-educar' e da perspectiva anti-escolar em Educação Infantil", de Juliana Campregher Pasqualini e Lígia Márcia Martins.

"Concepções teóricas e a prática do professor", de Itale Luciane Cericato e Marisa Irene Siqueira Castanho, é um artigo que tem como foco o professor, procurando articular teoria e prática educativas. "Os sentidos da liberdade segundo professores da educação básica", de Pedro Vitor Barnabé Milanesi e Mauro Martins Amatuzzi, aborda uma questão fundante do ato educativo, a liberdade, sob o olhar fenomenológico.

Dois artigos abordam o educando. Ieda Benedetti e Sônia da Cunha Urt empreendem uma leitura do educando "que não aprende", sob o foco de diferentes áreas de conhecimento, com o artigo "Escola, ética e cultura contemporânea: reflexões sobre a constituição do sujeito que 'não aprende'". Instigante e original é o artigo "Representações e relações entre estudantes no Rio de Janeiro: conversas, piadas e assistência à TV, segundo o grupo étnico autodefinido", de Edson A. de Souza Filho.

Rita de Cássia Vieira, com o artigo "O psicólogo e o seu fazer na educação: uma crítica que já não é mais bem-vinda", traz uma importante contribuição para a reflexão sobre o lugar do psicólogo escolar como profissional que pode constituir-se como importante aporte para a efetividade do processo educativo.

Creative Commons License