SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue28Learning difficulties: literature review about risk factors associates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.28 São Paulo June 2009

 

Editorial

 

 

Apresentamos, com satisfação, o número 28 da Revista Psicologia da Educação que agora, em versão eletrônica, consideramos muito mais acessível a todos aqueles que se interessam pela educação e pela psicologia da educação, sejam pesquisadores, educadores ou leitores de outras áreas do saber.

Neste número estão publicados artigos que tratam de vários aspectos relevantes para o campo educacional, abordando questões relativas aos educandos e aos educadores sob diferentes perspectivas, quer no âmbito teórico ou conceitual, quer sobre o foco específico sob o qual tais questões são tratadas.

Três artigos constituem-se em pesquisas sobre questões relativas ao educando. O primeiro faz uma revisão da literatura sobre tema recorrente na área, qual seja, os ditos "problemas de aprendizagem", de autoria de Mazer, Dal Bello e Bazon, denominado Dificuldades de aprendizagem: revisão de literatura sobre os fatores de risco associados. O segundo artigo realiza um estudo sobre fatores de risco e de resiliência em escolares das camadas populares, intitulado Risco e Resiliência em escolares: um estudo comparativo com múltiplos instrumentos, de Garcia, Brino e Williams. Um terceiro artigo, de autoria de Franco, publicado na Seção Compartilhando, A atividade de aprendizagem: da origem a algumas de suas implicações, constitui-se num interessante ensaio sobre a aprendizagem.

Ainda sobre o conceito de resiliência, trazemos uma relevante contribuição de Maria José Rodrigo López, catedrática de Psicología Evolutiva, da Facultad de Psicología da Universidad de La Laguna, Espanha, com o artigo Una mirada integradora de la resiliencia parental: desde el contexto hasta la mente de las madres y los padres en riesgo psicosocial. Tendo como foco a família, outro artigo, de Fevorini e Lomônaco, abordam as relações entre família e escolarização, em O envolvimento da família na educação escolar dos filhos: um estudo exploratório com pais das camadas médias.

Outros dois artigos, A escola de nove anos e a atuação docente: análise de uma experiência na escola pública, de Sant'Ana e Guzzo, e Concepções pedagógicas e práticas de ensino: significações de professores a partir da associação livre de palavras, de Minini, têm como foco o professor, sua prática e a produção de significados.

Dois artigos tratam da formação inicial de professores, um de caráter histórico, A psicologia da educação enquanto disciplina da Escola Normal Secundária em Maringá, de Silva-Tadei, Schelbauer e Rosin, e outro sobre os atuais cursos de pedagogia, de Hobold, Aguiar, Junckes e Cordeiro, intitulado As diretrizes curriculares nacionais dos cursos de pedagogia para a formação docente: processo de implantação da Resolução CNE/CP no. 1/2006.

O artigo de Gonçalves, Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural, é uma excelente contribuição para a compreensão de categorias teóricas fundamentais para a psicologia da educação na referida abordagem.

Esperamos, assim, contribuir com a difusão do conhecimento na área e com o debate sobre questões fundamentais para a educação em geral e para a educação brasileira em especial.

Creative Commons License