SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número30O fazer do psicólogo e a síndrome de Down: uma revisão de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.30 São Paulo jun. 2010

 

Editorial

 

 

Este é um número especial da Revista Psicologia da Educação, que materializa um dos mais importantes pressupostos do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, qual seja, o intercâmbio efetivo e constante com outros centros produtores de conhecimento na área.

Nessa mesma perspectiva, a Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, por seu incansável trabalho de gerar situações acadêmicas em que esse intercâmbio possa se realizar, promove, entre outras iniciativas, o Encontro Anual Helena Antipoff, já em seu XXVIII ano, em parceria, a cada dois anos, com o Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, este em seu IX evento.

Com a participação de renomados pesquisadores estrangeiros, assim como de pesquisadores da própria UFMG, de outras universidades mineiras e com significativa participação de universidades e centros de pesquisa de todo o Brasil, o Encontro Anual Helena Antipoff e o Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia têm sido um dos mais ricos espaços para a divulgação, debate e geração de pesquisas na área da psicologia da educação e de sua articulação com a história da psicologia. Deve-se acrescentar que esses eventos articulam-se diretamente à produção do Grupo de Trabalho de História da Psicologia, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Psicologia - ANPEPP, cuja reunião ocorre nos que se intercalam aos encontros em Belo Horizonte.

O Encontro Anual Helena Antipoff constitui-se hoje num espaço para um fecundo debate na área da psicologia da educação, estabelecendo um intercâmbio que se estende para além dos días do evento, gerando um constante diálogo entre pós-graduandos e pesquisadores de diferentes instituições, dentre as quais, os Programas de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação e em Psicologia Social da PUCSP, cuja produção conjunta tem sido uma prática recorrente.

É, para nós, da Revista Psicologia da Educação, honrosa a possibilidade de, por meio deste número especial, ampliar essa parceria cada vez mais profícua, publicando artigos produzidos a partir das apresentações do Encontro de 2009.

A organização deste número deu-se pelo trabalho coletivo de professoras e doutorandas da Faculdade de Educação da UFMG, dentre as quais, com especial empenho, a Professora Doutora Érika Lourenço, e a equipe editorial da Revista Psicologia da Educação, com destaque para as doutorandas Daniela Leal e Vivian Rachman, contando ainda com a participação das Professoras Doutoras Regina Helena de Freitas Campos, da UFMG, e Maria do Carmo Guedes e Mitsuko Aparecida Makino Antunes, da PUCSP.

Os artigos ora publicados são baseados em textos relativos às apresentações aprovadas por Comissão Científica para o Encontro, e, posteriormente, transformados em artigos e novamente submetidos à avaliação de pares.

Fazem parte deste número, os artigos: O fazer do psicólogo e a síndrome de Down: uma revisão de literatura, de Débora Silva Guedes Folly (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais) e Maria do Rosário de Fátima Rodrigues (Centro Universitário do Leste de Minas Gerais); Helena Antipoff no Departamento Nacional da Criança: a psicologia no centro de orientação juvenil (1946-1956), de Heulalia Charalo Rafante (UFSCar) e Roseli Esquerdo Lopes (UFSCar); Cultura Escolar e Indisciplina: em busca de soluções coletivas, de Lincoln Coimbra Martins (UFMG) e Iza Rodrigues da Luz (UFMG); As novas organizações familiares e o fracasso escolar, de Margaret Pires do Couto (Centro Universitário Newton Paiva); Mãe, Mulher, Feminino, Professora e... O Falo, de Raquel Braga Franco (UFMG); Psicanálise e Educação: análise das práticas pedagógicas e formação de professor, de Regina Lucia Sucupira Pedroza (Universidade de Brasília); Os Laboratórios de Análise do Comportamento na Universidade Federal de Minas Gerais, de Rodrigo Lopes Miranda (UFMG) e Sérgio Dias Cirino (UFMG); Os pais e suas expectativas em relação à educação infantil da escola particular, de Silvana Maria Silva Iunes, Aictyr Lomonte da Silva, Maria Eleusa Montenegro, Ana Regina Melo Salviano, Márcia Marins Batista, Celeida B. Garcia Cintra Pinto e Marianna Dantas Guimarães Melo (Centro Universitário de Brasília); Educação Infantil e Perspectiva Construtivista, de Silvia Parrat-Dayan (Université de Genève); Círculos de debate e sua contribuição para o ensino de alunos com dificuldades de aprendizagem, de Stella Rodrigues; Por uma reconstrução do olhar em psicologia: a necessária mediação da cultura, de Carlos Henrique de Souza Gerken (UFSJ) e Lucas de Souza Teixeira (FAPEMIG); Construction sociale des formes de l'hystérie, de Stéphane Laurens (Université Européenne de Bretagne - Rennes 2).

A pluralidade teórica e os focos diversos sobre campos da educação fazem deste número da Revista uma valiosa contribuição à área, para a qual a parceria e o trabalho coletivo com a Faculdade de Educação da UFMG foi, sem dúvida, uma condição necessária e, deve-se ressaltar, privilegiada.

Esperamos que essa iniciativa, cujos produtos aqui são apresentados, possa ser apenas uma dentre muitas outras parcerias com esse coletivo da UFMG, que se cerca de seriedade, compromisso e indubitável competência, demonstrados nesse trabalho.

Por fim, não podemos deixar de nos referir a Helena Antipoff. Uma das pioneiras da psicologia da educação no Brasil, foi ela uma das maiores representantes dessa área que se tornava reconhecida e se consolidava como ciência no país. Sua produção é múltipla, embora rigorosamente articulada, abrangendo a pesquisa, a formação de educadores e pesquisadores, a prática educativa ampla, inclusiva e progresista, além de uma militância coerente e persistente em defesa da criança e do joven, sobretudo aqueles das classes populares.

Ter o nome de Helena Antipoff asociado a uma das produções do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUCSP, por sua Revista, é para nós uma honra e uma oportunidade de nos juntar àqueles que justamente a homenageiam, não deixando que sejam esquecidas suas ricas contribuições à psicologia, à educação, à psicologia da educação e, ao Brasil, país que ela escolheu para se radicar e aqui deixar sua descendência.

Aos colegas da Faculdade de Educação da UFMG e a todos os que participaram desse Encontro Anual Helena Antipoff e Encontro Interinstitucional de Pesquisadores em História da Psicologia, em especial aos nossos articulistas, nossos agradecimentos.

Creative Commons License