SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Psicologia da educação: conceitos, sentidos e contribuições índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.31 São Paulo ago. 2010

 

Editorial

 

 

Número especial comemorativo dos 40 anos do programa de Estudos Pós-Graduados em Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Este é um número especial de nossa Revista por vários motivos. Em 2009, nosso Programa completou 40 anos de existência, tendo sido o segundo programa de pós-graduação em Educação e o primeiro em Psicologia em nosso país. À guisa de comemoração, entendendo esta palavra como "lembrar junto", tivemos a oportunidade de promover vários encontros com pessoas significativas para a história do nosso "PED": professores, alunos e funcionários que fizeram parte de nossa história, colegas de outras instituições que foram se estabelecendo como parceiros ao longo de nossa trajetória na área, atuais professores, alunos e funcionários e outras pessoas que de alguma maneira fizeram parte da constituição e do desenvolvimento do Programa. Esses encontros foram pautados pela memória dos tempos passados, pela discussão sobre nossa produção atual e perspectivas para o futuro da Psicologia da Educação e sua relevância acadêmico-científica e social.

Este número contém artigos que, sob diferentes perspectivas, trazem importantes elementos sobre a história de nosso Programa, construída ao longo dessas quatro décadas. São os artigos de Sergio Vasconcelos de Luna, "40 anos do PED - evidência de uma missão (bem) comprida/cumprida"; de Ana Maria Saul, "40 anos formando docentes e pesquisadores: a contribuição do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Educação da PUC-SP; de Laurinda Ramalho de Almeida, Andrea J. P. Mollica, Cláudia M. L. R. Saud, Fátima B. M. Cintra, Glaucia C. R. Medrado, Márcia T. C. Necyk, Renata Rainatto e Yuska N. B. Felicio-Garcia, "A produção de teses e dissertações do PED - PUC-SP, sobre afetividade no contexto escolar" e, na seção Compartilhando, "Pós-graduação em Educação no Brasil: a marca dos 40 anos do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação", a apresentação de um áudio-visual sobre a trajetória do Programa, de autoria de Laurinda Ramalho de Almeida, Melania Moroz e Daniela Leal.

Outro conjunto de artigos trata da produção e da difusão da produção da Psicologia da Educação em nosso país em espaços dos quais o PED tem atuação histórica e relevante. Os artigos "O Grupo de Trabalho Psicologia da Educação e sua produção entre os anos de 2005 e 2009", de Luciane Maria Schlindwein e Maria Helena Baptista Vilares Cordeiro, e "A produção científica do GT de Psicologia da Educação da ANPEd e a apropriação de teorias psicológicas", de Diana Carvalho de Carvalho, Marilda Gonçalves Dias Facci e Sonia Mari Shima Barroco, aborda a presença da Psicologia da Educação na ANPEd.

Uma questionadora discussão teórico-epistemológica acerca da Psicologia da Educação e seus compromissos sociais vem a público com os artigos "Psicologia da Educação: conceitos, sentidos e contribuições", de Bernardete A. Gatti; "Realidade social e os desafios da Pesquisa em Educação: reflexões sobre o nosso percurso", de Maria Isabel de Almeida; "A realidade social e os desafios para a pesquisa em educação", de Sandra Aparecida Riscal, complementados pelo debate entre Bernardete A. Gatti e Sergio Vasconcellos de Luna, intitulado "Psicologia e Educação: incompatibilidades x interdisciplinaridade". A esses artigos somam-se "Psicologia da Educação: Perspectivas de futuro", de Maria Regina Maluf, e "The Person as Actor, the Actor as Person Personality from a Dramaturgical Perspective", de Karl E. Scheibe, da Wesleyan University, que tem sido um antigo e constante colaborador das atividades desenvolvidas pelo Programa ao longo desses anos.

Ainda que não tenhamos neste número um artigo específico de Joel Martins, que há quase duas décadas já não está entre nós, seu nome foi recorrentemente lembrado e está inscrito em vários dos artigos ora apresentados. Foi ele um dos fundadores da pós-graduação pioneira da PUC-SP e, particularmente, o fundador do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação. A ele dedicamos este número da Revista.

Creative Commons License