SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.33 São Paulo dez. 2011

 

Editorial*

 

 

A revista Psicologia da Educação apresenta seu trigésimo terceiro número com artigos que abordam o fenômeno educativo sob um amplo espectro de abordagens e focos, que têm como alvo tanto o educador como o educando.

Três artigos tratam mais especificamente do educador: o docente, o orienta dor educacional e o psicólogo escolar, contribuindo não apenas para uma melhor compreensão de cada um deles, mas também permitindo um cotejamento entre esses três personagens que, na condição de educadores, buscam a melhoria da educação. Os artigos: Trajetórias na identidade profissional docente: aproximações teóricas, de Cruz e Aguiar, aborda a identidade e a profissionalidade docente relacionadas à macroestrutura; Os sentidos do trabalho para o orientador pedagógico: contribuições da Psicologia Escolar, de Dugnani e Souza, com base na psicologia histórico-cultural, mostra que o trabalho de orientação pedagógica, tomado como "missão", dificulta o trabalho coletivo e produz isolamento do profissional, provocando sofrimento e adoecimento; e Psicologia em instituições escolares: impasses, possibilidades, de Hennigen, relata uma pesquisa-intervenção, que mostra que os impasses podem abrir novas possibilidades de se conceber a psicologia escolar, sem negar o patrimônio já construído pela área.

Quatro artigos, a partir de focos e abordagens diversas, tratam mais especificamente do educando. O artigo Autoeficácia e características de dotação e talento: análise cientométrica, de Freitas e Barbosa, mostra que em artigos indexados nas bases de dados ERIC e PsycINFO predominam pesquisas empíricas descritivas realizadas com adolescentes. O artigo Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências, de Marola, Sanches e Cardoso, relata pesquisa na qual quase metade dos adolescentes pesquisados não demonstra conhecimento adequado a respeito do assunto e reconhece que são os amigos sua principal fonte de informação. Outro artigo, Estudantes com grau extremo de ansiedade à matemática: identificação de casos e implicações educacionais, de autoria de Mendes e Carmo, identifica, em alunos de Ensino Fundamental e Médio, casos de extrema ansiedade à matemática, e discutem as implicações educacionais dessa situação. Por fim, o artigo O aprender circense como experiência de ser, de Pereira e Maheirie, com base na psicologia histórico-cultural, aborda as relações entre ensinar-aprender a arte circense, e sua mediação na constituição do sujeito, mostrando que tal relação "se efetiva no corpo, mas que constitui novos processos cognitivos, por meio dela".

Na seção Compartilhando, há a apresentação da resenha O argumentar como objetivo de ensino a ser desenvolvido em diferentes disciplinas e desde níveis básicos do ensino formal, de autoria de Luca e Kubo.

Ainda, temos o prazer e a alegria de contar com o texto Abigail Alvarenga Mahoney - marcas de uma educadora no ensino e pesquisa de Psicologia da Educação, personagem das mais importantes para a consolidação e o desenvolvimento da Psicologia da Educação no Brasil e, especialmente por sua atuação, para o Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da PUC-SP. Nesse último, participou por décadas - como professora, orientadora e coordenadora - deixando marcas indeléveis para todos os que com ela tiveram, e ainda têm, o privilégio de conviver pessoalmente e de trabalhar profissionalmente. Privilégio esse que, em parte, é compartilhado com os leitores no texto, de sua autoria, 40 anos de PED.

 

 

* Temos a grata satisfação de informar que, a partir do próximo número, a submissão de artigos para a Revista Psicologia da Educação deverá ser feita on line, utilizando o Sistema PePsic de Publicação.