SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O argumentar como objetivo de ensino a ser desenvolvido em diferentes disciplinas e desde níveis básicos do ensino formal40 anos de PED índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.33 São Paulo dez. 2011

 

COMPARTILHANDO... RESENHA

 

Abigail Alvarenga Mahoney marcas de uma educadora no ensino e pesquisa de psicologia da educação

 

Abigail Alvarenga Mahoney - influence of a professor in teaching and research of educational psychology

 

Abigail Alvarenga Mahoney - influencia de una profesora en la enseñanza y la investigación de la psicología de la educación

 

 

Melania Moroz; Laurinda Ramalho de Almeida; Vera Maria Nigro de Souza Placco

Professoras do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. pedpos@pucsp.br

 

 


RESUMO

Por ocasião dos 40 anos do PED (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação), a professora Abigail Alvarenga Mahoney registrou aspectos sobre a história do Programa, a partir de sua experiência tanto como professora e orientadora, quanto como coordenadora. Antes de apresentar o texto de sua autoria, gostaríamos de expressar como sua presença afetou o Programa e as pessoas que por ele passaram.


ABSTRACT

Commemorating PED's (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação,) 40 years, Professor Abigail Mahoney Alvarenga spoke about the aspects of the Program's history, from her experience both as teacher and counselor, and as coordinator. Before presenting her text, we would like to express how her presence affected the program and the people who passed by her.


RESUMEN

En la celebración de los 40 años del PED (Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação), la profesora Abigail Mahoney Alvarenga habló sobre los aspectos de la historia del Programa, desde su experiencia como profesora y consejera, y como coordinadora. Antes de presentar su texto, nos gustaría expresar lo que su presencia afectó el programa y las personas que pasaron por ella.


 

 

Abigail Alvarenga Mahoney iniciou suas atividades no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação no ano de 1970, tendo se aposentado em 2006. Foram 46 anos de atividade, ministrando disciplinas, orientando alunos e realizando pesquisas.

Como fazer referência à sua atuação, sem mencionar quantos mestrados e doutorados foram realizados sob sua orientação?

Em 1975, teve sua primeira experiência em levar um aluno à defesa pública de uma pesquisa - no caso, uma dissertação de mestrado focalizando um programa sobre como estudar. O último trabalho orientado - tendo como foco a afetividade - foi à defesa em 2006. A finalização de sua atividade como orientadora, em função de sua aposentadoria, não significou, porém, sua retirada do meio acadêmico, já que continua a participar não só como membro de bancas de avaliação, tanto na PUC-SP quanto em outras universidades, como também de apresentações em eventos científicos.

É grande o número de orientações realizadas: entre dissertações de mestrado e teses de doutorado, orientou 55 pesquisas. Nas duas primeiras décadas (1970 e 1980) de atividades, orientou 11 delas. A partir de 1990, porém, sua atividade de orientação foi intensificada, pois até 2006 levou à defesa 44 dissertações/teses.

Foram inúmeras as temáticas orientadas, revelando sua capacidade de orientar tanto pesquisas com problemáticas decorrentes da realidade educacional brasileira, quanto as de cunho eminentemente teórico, com foco na articulação e reflexão conceituais de diferentes teorias da Psicologia. Dentre elas, destacam-se especialmente as propostas de Ausubel, Rogers e Wallon, de cujos conceitos e princípios foi estudiosa e divulgadora.

O número de orientações evidencia que a professora Abigail deixou sua marca no Programa de Psicologia da Educação, e os trabalhos orientados expressam sua influência para além dos limites do Programa, ao atingir profissionais da Educação.

Uma outra marca de Abigail Alvarenga Mahoney no PED foi sua vocação para organização de grupos de estudos.

Nos anos 1970, quando Grupos de Pesquisa não estavam ainda instituídos no calendário da Pós-Graduação, Abigail Alvarenga Mahoney constituiu um Grupo de Estudos sobre Carl Rogers, teórico sobre o qual ministrou cursos durante toda a década. Desse grupo, do qual também faziam parte as professoras doutoras Bernardete Gatti, do PED, e Thereza Marini, da UNESP de Presidente Prudente, resultaram, entre outras, três dissertações teóricas sobre a abordagem rogeriana. Duas das participantes desse grupo histórico são hoje professoras do PED: Vera Maria Nigro de Souza Placco e Laurinda Ramalho de Almeida.

O Grupo de Estudos reunia-se na antiga sede da Fundação Carlos Chagas, em Pinheiros. Os estudos de Rogers, naquela década, foram decorrentes do interesse da professora Abigail com a questão da afetividade, interesse esse que perdura até hoje.

Na década de 1990, novo Grupo de Estudos é constituído, agora sobre Henri Wallon, que passou a ser referente teórico para as pesquisas que orientou e sobre o qual ministrou cursos, desde essa década. Foi um grupo muito produtivo, não só em fundamentação teórica para seus participantes, como também para instrumentalizar pesquisas de Mestrado e Doutorado.

O grupo Wallon, constituído em 1994 e, naquele momento, coordenado por Abigail A. Mahoney, foi assim definido por ela: "um espaço para partilhar o saber e o não saber". Abigail, no grupo, exerceu uma coordenação flexível, mais no papel de facilitadora, de parceira mais experiente, o que levou o Grupo a dar suporte teórico e afetivo para elaboração de um grande número de dissertações e teses sobre diferentes temáticas, predominando a da afetividade.

Cabe ressaltar, ainda, sua importância na interação com alunos e professores, deixando sua marca pessoal e profissional.

No atendimento a seus alunos e orientandos, aos professores/colegas do PED, aos funcionários do Programa e da Pós-Graduação, Abigail sempre se fez referência e porto seguro: ouvir com atenção e carinho, falar as palavras certas e adequadas para o estímulo e para o consolo, oferecer o abraço meigo e caloroso, partilhar os silêncios expectantes ou ansiosos! Esse o papel desempenhado, esse o exemplo oferecido e vivido.

Esse afeto e calor humano sempre se fizeram apoiados em uma inteligência aguda e profunda, uma crítica atenta e respeitosa, uma criatividade pujante, que a fizeram intelectual respeitada e valorizada, não apenas no âmbito de nosso Programa e nossa universidade, mas também no meio acadêmico da Educação e da Psicologia.

Abigail - com sua história pessoal e profissional - afirma-se uma agregadora de pessoas e sintetizadora de posicionamentos teóricos e humanos, o que a torna, não só para nós, amigos e sempre orientandos, mas para todos que a conhecem, uma figura cujas marcas são indeléveis!