SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue36Analisys of teaching procedures and recombinative reading emergency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.36 São Paulo June 2013

 

Editorial

 

 

Este trigésimo sexto número da revista Psicologia da Educação nos traz uma dupla satisfação. Em primeiro lugar, o Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, acaba de receber nota 6 na avaliação trienal da CAPES, marcando a excelência de sua produção acadêmica. Esta Revista é uma produção desse Programa e, como tal, não temos dúvida de que ela é parte significativa do resultado dessa avaliação. Assim, vimos, neste editorial, agradecer a todos aqueles que confiaram em nossa Revista, enviando artigos, resenhas, contribuindo com a minuciosa e trabalhosa atividade de emitir pareceres, participando de nosso Conselho Editorial e, sobretudo, nossos leitores, que se constituem na razão maior desta publicação.

Agradecemos, particularmente, aos autores que produziram os artigos que compõem este número da Revista. Artigos esses que, acreditamos, mostram a amplitude da pesquisa em Psicologia da Educação, sua relevância acadêmica e a potencial contribuição para a transformação da Educação Brasileira.

Compõem este número da Revista os seguintes artigos: Análise dos procedimentos de ensino e a emergência da leitura recombinativa; Estratégias de aprendizagem de estudantes de língua espanhola falantes do português; Investigando trabalho e formação docente na creche: contribuições de Vigotski e Bakhtin; Qualidade na educação infantil pública: concepções de famílias usuárias; O sentido da escola para os pais; Avaliação do nível da criatividade figural infantil em diferentes contextos de educação; Lazer e amizade na infância: implicações para saúde, educação e desenvolvimento infantil; Representações Sociais de professores sobre indisciplina no ensino médio e técnico; Psicologia da Educação na UEM: a construção de um campo disciplinar e, na sessão Compartilhando, o texto didático Professor - o profissional do ensino! Reflexões do ponto de vista behaviorista/ comportamental.

Esperamos continuar nossa tarefa de contribuir para a difusão do conhecimento produzido na área da Psicologia da Educação, contando com a colaboração dos colegas que têm nos prestigiado como leitores, autores, pareceristas e conselheiros. E, a todos, mais uma vez, nossos mais sinceros agradecimentos.