SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Escrita, texto e leitura: questões para o ensino da psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975

Psicol. educ.  no.37 São Paulo dez. 2013

 

IN MEMORIAM

 

Geraldina Porto Witter 1934-2014

 

 

As qualidades da professora doutora Geraldina Porto Witter são sobejamente conhecidas por todos que com ela conviveram. Queremos focar aqui uma de suas características marcantes: a generosidade.

Intelectual brilhante, o vigor de suas ideias aparecia como uma contribuição desinteressada. Na reunião da ABRAPEE que se realizou na Universidade Mackenzie, em 2009, alguns de nossos alunos estavam apresentando pôsteres. Ela, com seu jeito tranquilo, parou, apreciou-os, conversou com os mestrandos, elogiou, deu sugestões. Como um dos pôsteres se referia a um Estado do Conhecimento, comentou sobre trabalhos que vinha realizando nessa linha. Trocamos experiências. Os alunos se surpreenderam, ao tomar conhecimento de que ela era a professora Geraldina Porto Witter. Dias depois, recebíamos, na PUC-SP, três volumes de diferentes pesquisas que havia realizado com seus orientandos, "como sugestão para seus estudos".

Na revista Psicologia da Educação, sua contribuição como parecerista foi inestimável. Nunca se recusou a dar um parecer, e o fez sempre dentro (ou antes) do prazo estabelecido. E nos seus pareceres, era o tom de professora, professora normalista (que depois cursou Pedagogia e especializou-se em Psicologia) que sobressaia: justificava o porquê de aceitar ou não o trabalho com detalhes, respeito, critérios. Ensinando, mais do que julgando. A última solicitação que lhe fizemos foi um parecer para resenha. Ela o enviou no tom de orientação, que lhe era peculiar.

Nossa homenagem à professora Geraldina é a divulgação de parte de sua última contribuição, para nossa revista Psicologia da Educação, na qual explicita seu entendimento sobre o que caracteriza uma resenha. Certamente é um texto que pode servir de guia para aqueles que querem se enveredar na elaboração dessa relevante modalidade de produção acadêmica.

 

Laurinda Ramalho de Almeida e Melania Moroz