SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número46A escola promotora de processos-chave de resiliência em famílias organizadas em modelos não convencionaisCorpo editorial - n. 46 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia da Educação

versão impressa ISSN 1414-6975versão On-line ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  no.46 São Paulo jan./jun. 2018

 

10.5935/2175-3520.20180011 COMPARTILHANDO

 

Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação - às vésperas do Jubileu

 

 

O Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação foi o primeiro curso de Psicologia da Educação, no Brasil, sendo um dos primeiros da área de Educação. Juntamente com os programas de Teoria Literária e de Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas, inaugurou a Pós-Graduação na PUC-SP, pelas mãos de Joel Martins.

A partir de então, contribuiu com a formação teórico-metodológica de centenas de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, e especialmente da Educação e Psicologia, atendendo aos objetivos estabelecidos pelo Parecer 977/65:

1. Formar professorado competente que possa atender à expansão quantitativa de nosso ensino superior, garantindo, ao mesmo tempo, a elevação dos atuais níveis de qualidade

2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por maio da preparação adequada de pesquisadores

3. Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores (p.130)

Nós, como editoras, não poderíamos ficar à margem das comemorações de um futuro que se aproxima - os 50 anos de trajetória produtiva, atendendo a esses três objetivos. Nada mais oportuno do que compartilhar o documento que deu origem ao Programa, quando da criação da Pós-Graduação da PUC-SP.

O documento, a seguir, refere-se ao início da atuação do PED com o curso de mestrado, em 1969 (em 1982 foi criado o doutorado). Compartilhando esse documento histórico, nossa revista inicia as comemorações do Jubileu do PED. O registro da gênese do Programa que, nesses 50 anos, vem contribuindo com a formação de quadros em instituições de ensino e pesquisa nas cinco regiões do Brasil se faz necessário, pois conforme o provérbio chinês:

A tinta mais fraca é melhor
do que a mais forte das memórias
.

 

As Editoras

 

 


Documento - Clique para ampliar

Creative Commons License