SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue47Psychoanalysis and teacher training: study of scientific productions in BrazilCorpo editorial - n. 47 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  no.47 São Paulo Jul./Dec. 2018

http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20180021 

COMPARTILHANDO

 

50 Anos do PED

 

 

Antonio Carlos Caruso RoncaI; Laurinda Ramalho de AlmeidaII

ICoordenador. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
IIVice-Coordenadora. Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

 

 

A revista Psicologia da Educação, no número 31, referente ao 2º semestre de 2010, publicou número especial comemorativo dos 40 anos de existência do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação. Professores e alunos do programa aniversariante, bem como de outros programas e instituições discutiram memórias de tempos passados e perspectivas futuras para Psicologia da Educação, enquanto área de conhecimento.

A implantação oficial da pós-graduação, no Brasil, deu-se com o Parecer 977 de 1965. Os objetivos defendidos para a pós-graduação a ser implantada, e que foram adotados pelos diferentes programas criados naquela época, foram:

1. Formar professorado competente que possa atender à expansão quantitativa de nosso ensino superior, garantindo ao mesmo tempo a elevação dos níveis de qualidade vigentes;

2. Estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores;

3. Assegurar o treinamento eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão, para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.

Pelo menos, os dois primeiros objetivos presidiram a pós-graduação stricto sensu na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi em 1969 que teve início o Mestrado em Psicologia da Educação, no contexto de criação da pós-graduação brasileira, tendo sido criado o doutorado alguns anos depois, em 1982. No presente número de 2018, queremos lembrar aos nossos leitores que, em 2019, teremos uma nova marca do PED - este estará completando 50 anos de existência.

Lembrando Ecléa Bosi, "o passado reconstruído não é um refúgio, mas uma fonte, um manancial de razões para lutar", no transcorrer de 2019, o PED realizará uma série de atividades para comemorar seu Jubileu. Esperamos que autores e leitores da revista Psicologia da Educação compartilhem, conosco, alguns desses momentos comemorativos de evento tão marcante da vida desse, que um dos mais antigos programas de pós-graduação, no Brasil.

Creative Commons License