SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue49Problem-solving abilities and teaching methods: the Montessori method and the traditional teaching in question author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia da Educação

Print version ISSN 1414-6975On-line version ISSN 2175-3520

Psicol. educ.  no.49 São Paulo July./Dec. 2019

http://dx.doi.org/10.5935/2175-3520.20190013 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Apresentamos com alegria este número 49 da Revista Psicologia da Educação, dando sequência às publicações que comemoram os 50 anos do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação. Também este número mostra um panorama amplo da área, pelas abordagens teórico-metodológicas, tipos de pesquisa e focos sobre os múltiplos aspectos que compõem tanto a área da Psicologia, como o campo da Educação e, sobretudo, a fértil articulação entre ambas.

Mais uma vez, os artigos que aqui estão publicados refletem o compromisso acadêmico com a área, mas especial e principalmente o compromisso social e político com o fortalecimento da escola pública. Construir uma escola pública com qualidade social é uma tarefa complexa e que exige a participação de muitos agentes, dentre os quais aqueles que produzem conhecimento nas universidades: em seus Grupos de Pesquisa, na produção de investigações de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso, Mestrados, Doutorados e Pós-doutorados, pesquisas institucionais e outras... num grande esforço, na maioria das vezes coletivo, para a produção de saber, que é a razão de ser da atividade acadêmica e função social necessária numa sociedade democrática.

Mais uma vez precisamos sublinhar que a colaboração (como co-laborar, trabalhar junto, em coletividade) de nossas (os) alunas (os), mestrandas (os), doutorandas (os), pós-doutorandas (os), mestres e doutoras (es) foi fundamental para que este número chegasse a público. Em especial, deixamos nossos profundos agradecimentos a: Bárbara Caroline Celestino Palhuzi, Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Ruzia Chaouchar dos Santos, Marcus Vinícius de Campos França Lopes, Daniele de Lima Kramm, Regina Celia Almeida Rego Prandini, Claudia da Silva Leite, João Carlos Cassiano Ribeiro, Wanda Maria Junqueira de Aguiar, Clarilza Prado de Sousa, Edson Aguiar, Evelyn Fernanda Pinheiro Silva, Sandra Regina Garijo de Oliveira, Agda Malheiro Ferraz de Carvalho, entre outras(os).

O próximo número, que sairá brevemente, continuará com essa perspectiva ampla, heterogênea, colaborativa e continuará, especialmente, a dar sequência às comemorações deste 50 anos do Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: Psicologia da Educação, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Temos a expectativa de que muitos outros anos virão, para que possamos dar continuidade a essa vocação de nosso Programa e de nossa Universidade: contribuir para a ciência e para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária.

Creative Commons License