SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número0Prólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof.  n.0 Brasília dez. 1979

 

Nossa revista

 

 

Neste ano do Centenário da Psicologia como Ciência, quis o CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA colocar nas mãos dos Psicólogos deste País urna revista de caráter científico e profissional, dando início a uma nova série de suas publicações.

Somos hoje em torno de dezessete mil profissionais inscritos nos oito Conselhos Regionais existentes e, seguramente, até o final do ano, estaremos atingindo a cifra de vinte mil psicólogos no mercado de trabalho brasileiro.

Se acrescentarmos a isto a expectativa de que, nos primeiros anos da próxima década, só na área da Sexta Região (com sede em são Paulo), deverão estar aptos ao exercício profissional cerca de vinte mil colegas nossos, então seremos bem mais de trinta mil compondo uma força-de-trabalho altamente significativa na expressão psicossocial da nacionalidade.

Por conseguinte, é preciso que nossa Autarquia esteja preparada para uma tal realidade, inclusive em termos de urna publicação de natureza científica e profissional — o que vem fazer agora, lançando Psicologia, Ciência e Profissão.

Nela se quer ter representado o pensamento nacional em Psicologia, pela expressão de suas várias linhas de pesquisa, abordagens e tendências, tanto em seus aspectos teoréticos como nos metodológicos.

Nela se quer igualmente representado o desenvolvimento científico e profissional peculiar às diversas Regiões nossas, o que deverá estar preservado não apenas pela presença de um representante de cada Região no Conselho Editorial de nossa revista, mas, muito especialmente, pela constante participação, como articulistas, de colegas nossos domiciliados nos diferentes quadrantes do País.

Nela se quer ter do mesmo modo representado o pensamento científico da Associação Brasileira de Psicologia — entidade nascida do esforço e do apoio deste CONSELHO —, que nesse mesmo corpo editorial terá seu representante.

Quer-se também que nossa revista chegue às mãos de todos os psicólogos em exercício, estejam eles onde estiverem nas distâncias continentais de nosso Brasil, que a receberão gratuitamente, através de distribuição diretamente feita pelo apoio administrativo deste Colegiado Federal.

Quer-se ainda que bibliotecas públicas recebam-na regularmente, para que a contribuição científica e profissional de nossos colegas alcance as dezenas e dezenas de estudantes dos cursos de Psicologia, a seus professores e dirigentes, a estudiosos outros das Ciências Psicológicas, e a quantos se interessarem por esta área do conhecimento humano.

É sabido que a Psicologia atingiu, no Brasil, niveis científicos e de ensino equivalentes aos das mais renomeadas instituições estrangeiras. Já dispomos de uma cultura em Psicologia que se iguala à melhor tradição européia ou norte-americana, superando-a muitas vezes. A presença brasileira nos congressos internacionais vem crescendo de conclave a conclave, e se fazendo marcante. Diferentemente de tempos passados, mas não remotos, não somos nós apenas a procurar lá fora o conhecimento psicológico, senão que dispomos já de um kpow-how psicológico que está sendo buscado e levado a centros outros de além fronteiras. As obras nascidas de autores brasileiros e produzidos a partir da pesquisa aqui realizada, hoje ocupam boa parte dos estantes de nossas bibliotecas especializadas, e começam a ser vertidas a idiomas outros.

Acresce ter sido o Brasil um dos primeiros países a reconhecer e regulamentar o exercício profissional em Psicologia, com os resultados que daí advieram. Nosso modelo de legislação, neste particular, tem servido de inspiração a países co-irmaos da América Latina, e mesmo tem sido procurado por psicólogos e agências governamentais de nações situadas do outro lado da Linha de Greenwich.

Chegamos, portanto, crescidos e maduros ao ano do Centenário da Psicologia como Ciência. Era chegado o momento, pois, de editarmos nossa revista científica e profissional. E o fazemos agora, com justificado júbilo.

Entregâmo-la à leitura, á critica e, mais que tudo, á colaboração de nossos leitores.

Entregâmo-la na expectativa de vê-la crescer e persistir no trabalho dos que nos irão suceder neste CONSELHO.

Entregâmo-la na certeza de vê-la crescer e persistir no carinho de nossos colegas psicólogos, espalhados aos milhares pelos brasís de nosso Brasil.

Entregâmo-la na confiância de vê-la crescer e persistir em você, nosso estimado leitor, razão mesma da existência desta revista.

 

DR. Arthur de Mattos Saldanha
Conselheiro Presidente