SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.4 n.2 Brasília  1984

 

CARTAS

 

 

O Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo vem parabenizar este Conselho pelo lançamento da nova revista Psicologia, Ciência e Profissão.

Temos a propor ao Conselho Federal de Psicologia que pense sobre a possibilidade de venda de exemplares a estudantes de Psicologia, que têm demonstrado muito interesse em adquiria.
Ana Mercês Bahia Bock - Presidente

... como posso receber a Revista, pois ela è muito instrutiva... gostaria de tê-la comigo. Eu sou estudante de Psicologia.
Rogério Fontes Calçado -Uberaba/MG

... gostaria de saber se existe assinatura, modalidade de pagamento...
Maria Luiza - Recife/PE

Psicologia, Ciência e Profissão é editada semestralmente e distribuída entre os Psicólogos inscritos em seus CRPs. Nosso desejo de vê-la distribuída entre estudantes de Psicologia e outros interessados será compensado pela distribuição às bibliotecas de universidades e demais entidades de formação, já que não dispomos de forma legal própria que permita, por exemplo, assinatura e venda. Também achamos que a alternativa acima encontrada é insuficiente e aceitamos sugestões que permitam o aumento da circulação entre estudantes e outras categorias.

 


 

Lendo a Revista tomei conhecimento de alguns periódicos e venho solicitar endereços e telefones.
Tonina G. Miraglia de Freitas -Bauru-SP

Na última página você encontrará esses endereços.

 


 

Resolvi escrever, logo que recebi a revista, as minhas primeiras impressões, porque esse esforço de vocês merece nosso apoio e participação.

Em primeiro lugar, os parabéns:

— pelo tamanho e ilustrações bons, planejamento gráfico agradável e citação das fontes das fotos publicadas;

— pela diversidade das matérias, cobrindo campos de extrema relevância;

— pela proposta de cobertura "ágil e flexível", interdisciplinar (isso é importantíssimo); enfim, pelas ambições corajosas (e assumidas) do Editorial.

E agora, algumas sugestões:

— incluir uma seção do leitor;

— incluir pequenas notas, como lançamento de livros, realização de eventos, cursos, etc...

— endereços completos para correspondência com autores. Se fornecidos os endereços profissionais desta 1.ª edição, o público leitor teria endereços de instituições extremamente significativas para o trabalho em Psicologia. Só quem vive fora dos grandes centros, mas que tem a cabeça sintonizada no planeta, é que sabe a necessidade e importância disso.

— mantenham matérias como a da ABNT e de M.J. Freire que nos ajudem a ir digerindo as "chatices" da burocracia do texto e da pesquisa, principalmente para nós, professores, que ajudamos (?) a formar novos profissionais.

Muita gente irá se interessar pela Revista a partir de agora. Assim, publiquem uma nota sobre a história dela (anos/nº s da fase anterior) para situar os leitores.

Desculpe essa palpiteira toda. Entendam como entusiasmo pelo empreendimento, ok? No mais, quando sai o próximo número?
José Q. Pinheiro - Natal-RN

Sua carta é a confirmação de parte do que pretendíamos: você está tomando a Revista como sua, e muito à vontade elogia, faz críticas e dá sugestões. Nossa comissão se extende e se amplia assim.

Como poderá verificar, algumas de suas sugestões já faziam parte de nossos planos, tal como a seção de Cartas, Acontece, etc. Quanto aos endereços, seus argumentos são convincentes e apesar do pouco espaço da Revista, trataremos de incluí-los. Já estamos nos redimindo neste 2P número de 84.

A periodicidade da Revista é semestral. Houve significativo atraso para esta edição do ano 4, nº 1/84, primeiro número de nossa gestão, pois levamos certo tempo para assumir o próprio CFP como um todo, redirecionando toda sua prática até chegar à discussão das mudanças na linha editorial e constituição da Comissão. Tudo isso sem falar em nossa inexperiência no que seja fazer uma Revista e o estabelecimento dos padrões de edição, quando ao mesmo tempo, muitos dos artigos que nos chegam ainda não assimilaram esse novo espírito, necessitando ajustes.

 


 

Os meus parabéns a esta Comissão Editorial. A apresentação da revista está excelente, bem como os artigos incluídos.

Profª Eunice Maria L.S. de Alencar

— Deptº de Psicologia da Universidade de Brasília.