SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O psicólogo e sua ideologiaCiência e tecnologia a serviço do homem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.5 n.1 Brasília  1985

 

EM DEBATE

 

A tecnologia social na psicologia: controvérsias

 

 

Três estudiosos apresentam a Psicologia, Ciência e Profissão suas posições a respeito da Psicologia Social hoje, suas principais tendências, possibilidades de atuação prática e perspectivas futuras. Dentro disso, a discussão de uma questão controvertida: a Tecnologia Social.

Conjunto de conhecimentos aplicáveis na resolução de problemas enfrentados pelo homem em sociedade, a Tecnologia Social é definida e indicada, por alguns, como método para solucionar uma grande variedade de questões, considerando-se a ideologia de seu aplicador um problema secundário. Para outros, nos moldes em que a Tecnologia Social vem sendo aplicada, a questão da ideologia se coloca como ponto fundamental de discussão.

Psicologia, Ciência e Profissão convidou três psicólogos sociais para darem seus depoimentos sobre a questão. Nossa idéia inicial era apresentar um texto coeso — resumo de um debate envolvendo os três entrevistados. Mas, na impossibilidade de reuni-los (pois não estavam, geograficamente, próximos) optamos por depoimentos individuais. A seguir, as opiniões de Aroldo Rodrigues, coordenador do Programa de pós-graduação da Universidade, Gama Filho, Ph.D. em Psicologia pela Universidade da Califórnia e introdutor das idéias de Jacobo Varela — especialista no assunto — no Brasil; Sílvia Lane, vice-reitora acadêmica e professora titular de Psicologia Social no curso de pós- graduação da PUC — Pontifícia Universidade Católica e Wanderley Codo, professor de Psicologia Social na USP de Ribeirão Preto e autor de "O que é Alienação"e "O que é corpolatria" entre outros títulos.