SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número1O aprendizado crítico de Paulo Freire índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.5 n.1 Brasília  1985

 

INFORME-SE

 

INEP: Estímulo e difusão dos estudos científicos em educação

 

 

O INEP — Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais — é um órgão do Ministério da Educação que tem por finalidade coordenar, estimular, orientar e difundir a pesquisa educacional no País, bem como prestar serviços de documentação e informação nessa área. O intercâmbio entre pesquisadores das diversas regiões brasileiras é também uma de suas atribuições e se efetiva na realização de inúmeros encontros e seminários.

Desde a sua criação, sob o nome de Instituto Nacional de Pedagogia, na década de 30, o INEP já passou por várias fases. Se numa época assumiu posição de vanguarda na expansão e difusão de estudos científicos, cumprindo importante papel na construção do pensamento pedagógico brasileiro, teve também, nos anos 70, sua atuação restrita à simples realização de projetos encomendados pelo MEC, em detrimento de uma postura decisiva frente às questões relativas à política educacional.

Há alguns anos o Instituto vem se rearticulando internamente e dinamizando suas publicações, que então, voltam a ser um espaço aberto à discussão dos problemas relativos ao ensino e à prática científica. Veja a seguir como solicitar apoio para pesquisa e a relação de algumas publicações do INEP nessa área de interesse.

 

COMO SOLICITAR APOIO PARA PESQUISA

Além de realizar projetos do interesse do Ministério da Educação, o INEP financia o desenvolvimento de trabalhos apresentados por pesquisadores ou instituições públicas ou privadas — que tenham personalidade jurídica. A seleção dos trabalhos, feita por um Conselho de Pesquisa formado por membros da comunidade acadêmica, se dá em função de sua qualidade técnico-científica ou da relevância do tema.

Apresentação do projeto

Devem ser enviados dados sobre a entidade que firmará o contrato, o departamento responsável pelo projeto, o pesquisador proponente e outros envolvidos, a duração (em meses) prevista para o trabalho, o total de recursos solicitados ao INEP e o título do projeto.

Há ainda necessidade de uma proposta técnica, incluindo cronograma, e uma proposta financeira, detalhando despesas com recursos humanos e operacionais, como material de consumo, viagens, serviços de comunicação, impressão, processamento de dados, etc. E caso haja necessidade para a compreensão do projeto, devem ser enviadas informações adicionais.

Compromissos do beneficiário

O pesquisador financiado deverá estar sempre em contato com a Instituição, comunicando o andamento do trabalho; relatando resultados parciais; participando, quando solicitado, de debates e seminários; prestando serviços de consultoria, etc. Ao final da pesquisa deverá apresentar um relatório final, um texto elaborado sob forma de artigo, para possível publicação e um resumo sucinto.

 

PUBLICAÇÕES DO INEP

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: focaliza estudos e pesquisas em educação e áreas afins; divulga trabalhos, experiências, teses e dissertações. Periodicidade quadrimestral.

Revista Brasileira de Educação: baseia-se no levantamento sistemático do que é publicado sobre educação no Brasil, como livros, periódicos, artigos, teses, dissertações, etc. Periodicidade semestral.

Informativo: divulga a cada semestre as atividades do INEP e as pesquisas que têm seu apoio técnico e financeiro.

Em aberto: a cada edição um tema é abordado em profundidade, através de opiniões de especialistas, resenhas e noticiário. A proposta é despertar a discussão e reflexão sobre questões atuais nas áreas de educação, esporte e cultura. Periodicidade bimestral.

Além desses periódicos, o INEP edita anais e documentários dos seminários e encontros promovidos, índices e catálogos de suas publicações, entre outros trabalhos.

 

COMO ENTRAR EM CONTATO COM O INEP

Para obter informações sobre apoio a pesquisa: Diretoria de Estudos e Pesquisas Fone: (061) 225-6127 Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Anexo I, 1o andar CEP 70047 - Brasília - DF Para obter as publicações do INEP (assinaturas, números avulsos, etc):

Fone: (061) 223-5561 Caixa Postal 04/0366 CEP 70312 -Brasília- DF