SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Como alfabetizar? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.8 no.2 Brasília  1988

 

CARTAS

 

 

Projeto Recriança

"A Coordenação do Projeto Recriança vem parabenizá-los pelo excelente trabalho realizado na edição n° 1/88 da Revista Psicologia, Ciência e Profissão, deste Conselho Federal de Psicologia.

Abrangendo a Grande Belo Horizonte com quarenta núcleos que atendem 6.000 crianças carentes, o Projeto Recriança tem por objetivo oportunizar a recreação e desportos, a orientação escolar, o trabalho, a educação artística e um reforço alimentar. Assim sendo, é de nosso profundo interesse a divulgação e o estudo da matéria desenvolvida pela referida edição da Revista em nosso meio de trabalho."

Maria Clotilde Vieira Ayer Quintela
Coordenadora do Projeto Recriança
Secretaria Municipal de Educação
Belo Horizonte-Minas Gerais

 

O interesse pela Revista, no RS.

"Ao tomar conhecimento do número da Revista dedicado ao Menor, tivemos o cuidado de procurá-la entre os inscritos no Conselho para conhecer o teor da mesma. Queremos manifestar nosso reconhecimento pela riqueza do material publicado e pela contribuição que o mesmo poderá dar a quem trabalha nessa área."

Berenice Rojas Couto
Diretora-executiva
FEBEM-Rio Grande do Sul

 

Amparo ao Menor, em Recife.

"Atendendo ao apelo para engajamento à campanha de apoio ao menor carente, venho comunicar que, a partir de 1° de março de 1988, atendendo a um convite de alguns diretores do CDL-Recife, juntei-me aos mesmos para participar de um trabalho, onde atualmente damos assistência s 125 menores carentes, em regime de internato. Nosso principal objetivo é proceder um processo progressivo de desinternamento e ampliar o atendimento para 400 a 500 menores em semi-internato, com programas que atrelem estudo, trabalho e lazer, de forma que o educando não se afaste da realidade que irá enfrentar quando atingir a maioridade".

Este trabalho ainda está em fase inicial, mas já começa a apresentar alguns resultados positivos na parte de disciplina, rendimento escolar e participação nas tarefas".

Para contatos, o endereço da Fundação de Amparo ao Menor é Rodovia BR 232, s/n, Km.12, Várzea, Curado, CEP 50.000, Recife, Pernambuco. Antônio Florentino Calixto - CRP-02/Recife

 

A saúde mental da população

"Achei excelente a linha editorial da última edição de n° 1/88 da Revista Psicologia, Ciência e Profissão. Dar primazia à problemática psico-social da maioria da população brasileira é preparar psicólogos teórica-tecnicamente capazes de lidar com as verdadeiras questões que envolvem a saúde mental da população. Esta é uma tarefa urgente e que exige o apoio dos Conselhos Regionais e Federal de Psicologia, a fim de que mudanças curriculares venham a ser feitas e que viabilizem este tipo de demanda da população.

Sou vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Social-Regional Sul, que é uma entidade que desde 1980 vem se preocupando com estas questões, por exemplo, a elitização na formação do psicólogo, e buscando novas alternativas de intervenção na área de saúde mental."

Angela Caniavo - CRP-08/Maringá