SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Como se constrói a subjetividade das classes populares? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.9 n.2 Brasília  1989

 

A importância do contexto social na psicoterapia

 

 

Embora a psicoterapia seja uma área "nobre" da Psicologia, sua prática e teoria têm sido elitistas e restritas ao consultório particular. Mais ainda, costuma ser mera aplicação de teorias e técnicas importadas da Europa e dos Estados Unidos como se sua reprodução fiel fosse uma prova de cientificidade. Entretanto, vêm surgindo, recentemente, estudos e propostas de atuação que rompem essa tendência predominante como é o caso de Benilton C. Bezerra Júnior e o de Jurandir Freire Costa, que reivindicam a necessidade de incentivar a produção de novos métodos e enfoques psicoterápicos, sobretudo, no caso de atendimento de classes populares. Também no caso de trabalho em consultório particular, existe necessidade de renovações como aponta Sérvulo Augusto Figueira, ao analisar a influência do contexto cultural no interior da própria relação paciente-psicoterapeuta.

Ainda nesta edição, apresentamos uma série de outros artigos como os de Francisco Martins, Edilnete Sampaio de Siqueira, José Roberto Sales e Ryad Simon.