SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1-3O processo de criação na produção literária: um depoimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.14 n.1-3 Brasília  1994

 

EDITORIAL

 

 

A revista "Psicologia: Ciência e Profissão" tem sido, ao longo de sua existência, um foco de referência, uma fonte de pesquisa e um veículo de divulgação para psicólogos, estudantes de Psicologia, profissionais e estudantes de outras áreas. Tem sido também, voltada para temas específicos a cada número: crianças, excluídos, psicoterapia, trabalho, e assim por diante. Com essa linha editorial se, por um lado concentra textos e oferece muitas visões sobre um aspecto central, específico da Psicologia, por outro guarda para outras oportunidades trabalhos bons, por vezes muito tempo a espera de um tema onde possam ser enquadrados.

Discutindo vantagens e desvantagens dessas duas possibilidades foi feita a opção por uma posição intermediária, que atendesse a um leque mais amplo de idéias e discussões. Contemplando a competência de mais autores e o interesse diversificado de nossos leitores, a revista passa a ter nova "cara", apresentando uma parte temática e uma outra com artigos diversificados. Afinal, nós próprios nos interessamos e enxergamos a Psicologia por ângulos, teorias, metodologias e aplicações diferentes.

Assim, publicamos um artigo sobre "Alienação no Serviço público", ao lado de outro que versa sobre os "Limites da Arte". Neste número temos também a oportunidade de apreciar uma entrevista com Nise da Silveira, uma das primeiras profissionais a viver a luta antimanicomial, tendo iniciado novas formas de terapia vislumbrando o psicótico como detentor de extraordinário potencial.

Outro aspecto das mudanças adotadas é a nova programação visual da revista. Buscamos um aproveitamento melhor do espaço e introduzimos as ilustrações para valorizar os artigos e enriquecer a diagramação.

Esperamos que as mudanças sejam compreendidas como a abertura de um canal que não pertence a poucos. Nesse momento, em que os psicólogos pretendem tomar novos rumos, tendo como ponto de partida o Congresso Nacional da Psicologia, nosso veículo busca caminhar pela mesma trilha. Queremos expandir nossas possibilidades, tendo clara nossa responsabilidade para com a sociedade e para com a qualidade de vida do cidadão.

A revista "Psicologia: Ciência e Profissão" não poderia estar distanciada desse momento novo. Ela é parte do processo e pretende, com sua nova "cara", dar a contribuição que lhe cabe.