SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1-3Gênero, o que é isso? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.15 no.1-3 Brasília  1995

 

EDITORIAL

 

 

Neste novo número de Psicologia Ciência e Profissão buscamos consolidar a política editorial traçada para a revista a partir do volume 14. Desse modo, apresentamos uma seção que reúne artigos agrupados sob a temática "Imagens de Mulher" e uma seção não temática com textos diversos. A repercussão positiva das inovações introduzidas na revista não nos impediu de observar que alguns ajustes ainda são necessários para seu pleno êxito. Alguns aperfeiçoamentos na parte de edição e apresentação gráfica estão sendo agora incorporados. Ainda não foi possível, por outro lado, colocar a revista em dia, mas esperamos que esse problema seja corrigido a curto prazo.

A escolha do tema deste número foi motivada pelo interesse em contribuir para uma discussão crítica acerca dos papéis reservados, em uma (nossa) cultura, aos diferentes atores sociais, de acordo com sua origem de gênero. Isto é, a temática da mulher é trabalhada, nos artigos aqui apresentados, enquanto um problema que se inscreve no domínio das relações de género. Por essa razão, iniciamos com o artigo Gênero: O Que é Isso?, que introduz a questão das relações de gênero, como ela vem sendo contemporaneamente formulada no âmbito das ciências humanas e sociais. Seguem-se dois artigos sobre a condição da mulher em nossa cultura, a mulher-mãe e a mulher-artista, um artigo sobre a imagem da mulher veiculada em revistas femininas, e, finalmente, um ensaio sobre a representação do feminino numa produção cinematográfica da década de 60. Os diferentes enfoques e estilos ilustram, em certa medida, a diversidade dos estudos que estão sendo desenvolvidos nesta área.

A seção não-temática da revista é aberta com Psicologia/Arte no Discurso Filosófico de Nietzsche, uma ressonância ao texto Arte e Modernidade, apresentado no número anterior. A publicação deste artigo se faz com uma satisfação especial, pois contribui com o objetivo de fazer de Psicologia: Ciência e Profissão um espaço para o debate fecundo de idéias. Isso vale, também, como uma declaração de incentivo para que nossos leitores produzam comentários ou revisões aos demais trabalhos aqui publicados. Na sequência temos a resenha do livro Psicanálise e Análise do Discurso e, para encerrar, o artigo Aspectos Psicodinâmicos da Relação Homem-Trabalho: as contribuições de C. Dejours. Com os textos aqui publicados, esperamos não apenas cumprir uma função informativa mas, também, contribuir para a reflexão sobre a realidade social em que está inserido o trabalho do profissional de Psicologia. Afinal, esses são os objetivos fundamentais de Psicologia: Ciência e Profissão.