SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Desinstitucionalização: a construção de cidadania e a produção de singularidade author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.16 no.1 Brasília  1996

 

EDITORIAL

 

Nós psicólogos brasileiros e cidadania

 

 

Por solicitação do IX Plenário do Conselho Federal de Psicologia, e com o intuito de garantir a continuidade e o aprimoramento da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, uma Comissão de Avaliação realizou um balanço histórico da publicação e elaborou um conjunto de propostas que começam a ser incorporadas neste número. Além de mudanças na apresentação visual da Revista, a fim de tornar sua leitura mais agradável, efetuou-se um redirecionamento na política editorial, de modo que se passa, a partir deste número, a priorizar a publicação de textos que remetam à nossa profissão, numa perspectiva reflexiva, com o que se pretende colocar em debate a inserção social do trabalho do psicológo. Foram também implementadas medidas que visam dar maior agilidade ao processo de avaliação e aprovação de artigos, na expectativa de possibilitar, a médio prazo, a regularização da periodicidade da Revista.

Iniciando esta nova etapa, a Revista Psicologia: Ciência e Profissão apresenta o primeiro número do volume 16, que traz em sua parte temática os trabalhos premiados no Prêmio Monográfico Halley Bessa "A Psicologia e a Construção da Cidadania". A publicação destes trabalhos se faz com especial satisfação, na medida em que atendem de modo singular aos interesses editoriais da Revista. O leitor encontrará nestes artigos elementos para pensar cidadania como um processo de construção social, do qual participamos inclusive no exercício das funções "psi".

A parte não temática, com a qual se pretende atender em alguma medida aos interesses variados da categoria, contém artigos sobre educação em instituição penal, segurança no trânsito e terapia familiar. Trata-se, neste caso, de artigos dirigidos inicialmente a leitores que trabalham em áreas específicas, mas que, pela qualidade das análises, certamente serão de interesse também para os psicólogos que atuam em outras áreas.

A qualidade e a regularidade da Revista Psicologia: Ciência e Profissão dependem largamente da participação de seus leitores. Por isso, para finalizar, convocamos todos para que nos enviem seus trabalhos para publicação. Quem sabe no próximo número você estará participando como autor, fazendo assim a história da Psicologia no Brasil de forma coletiva, para quase 100 mil psicólogos leitores inscritos nos nossos conselhos, partilhando também da construção do "espaço psi" em todo o país.