SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Os conselhos de psicologia, a formação e o exercício profissional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.17 no.1 Brasília  1997

 

EDITORIAL

 

 

O número 17/1 de Psicologia: Ciência e Profissão trata como tema focal a formação do psicólogo. Não é a primeira vez que a matéria aparece na revista. Sem ser uma questão nova, permanece atual. Em 1953, Anita de Castilho e Marcondes Cabral, da USP, publicaram um instigante artigo em Ciência e Cultura (V, n° 1, pp 43-44): Requisitos básicos da formação de psicologistas. Desde então, numerosos estudos, encontros e projetos seriam divulgados, até que a Lei n° 4.119, de 27/08/62, dispusesse sobre os Cursos de Psicologia e a regulamentação da profissão de psicólogo, e o Parecer n° 403/62, do Conselho Federal de Educação, fixasse o currículo mínimo do Curso de Psicologia.

Mas não se punha um ponto final nos debates. A experiência acumulada nos últimos 35 anos e os desafios presentes tornam oportuno que o tema seja revisitado hoje, pelos psicólogos. Psicologia: Ciência e Profissão abre espaço para reflexões sobre a matéria, discutida de diversos e complementares ângulos: a ação conjunta dos Conselhos de Psicologia e das Universidades na formação e no exercício profissional dos psicólogos; a formação dos psicólogos e as áreas emergentes; os diferentes modelos de intervenção na formação do psicólogo; a formação de professores de Psicologia; a formação lato sensu de pesquisadores na área de saúde mental e trabalho. O n° 17/1 de Psicologia: Ciência e Profissão inclui, ainda, dois trabalhos focalizando práticas psicológicas no serviço público.

Ao final da revista, são apresentados alguns dados biográficos do professor Lourenço Filho, no ano do centenário de seu nascimento, e as normas de publicação com a orientação editorial e instruções aos colaboradores. A capa apresenta-se como mais um espaço para o reconhecimento do trabalho dos pioneiros da profissão.