SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Sobre a ética das práticas psi: felicidade e cidadania índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.18 n.1 Brasília  1998

 

EDITORIAL

 

Este número da Revista Psicologia Ciência e Profissão 18 (1), está totalmente dedicado à divulgação dos trabalhos vencedores do Prêmio Monográfico de 1997, que homenageou oportunamente a Psicóloga e Educadora Madre Cristina Sodré Dória, falecida no fim do ano passado. O Tema do Prêmio, que se confunde com a própria luta e vida de Madre Cristina, foi Psicologia, Direitos Humanos e Sofrimento Mental. Assim, o tema dos seis artigos versarão, obrigatoriamente, sobre esta questão.

Entretanto, teremos a grata surpresa de poder contar com artigos que tratam de novas práticas na Psicologia, que conduzem, por sua vez, a novas políticas diante do sofrimento mental e dos direitos humanos; tal é o caso do trabalho do Professor Eduardo P. Brandão.

Logo em seguida, estaremos diante da instigante experiência do Psicólogo Marcelo A. Ribeiro, no trabalho com psicóticos e uma proposta de orientação profissional onde procura-se pelo trabalho clínico resgatar a possibilidade de escolha e a capacidade de decisão do sujeito.

No trabalho de Hélio CM. Júnior, teremos a possibilidade de nos confrontar com este novo campo que são as relações da Psicologia com o judiciário.

Dois artigos nos possibilitarão refletir sobre as práticas e o saber científico sobre o sofrimento mental e práticas manicomiais. São as contribuições ao tema dos estudantes Luciana F. Wickerte Alexandre Dittrich.

E por fim, o último trabalho, do também estudante Fábio R. R. Beloque, que utiliza a tragédia grega como metáfora para entendermos o mundo de hoje, buscando perceber o papel da Psicologia frente aos direitos humanos e ao sofrimento mental.

Este número não poderia deixar de complementar a homenagem a esta Psicóloga que dedicou sua vida à luta pela liberdade, pela igualdade de direitos e pela transformação social. Madre Cristina marcou profundamente a História da Psicologia e dos psicólogos brasileiros.