SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2"Normalidade e patologia em educação especial" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.19 n.2 Brasília  1999

 

EDITORIAL

 

 

Vários fatos importantes, concomitantes ao lançamento da presente edição da revista Psicologia- Ciência e Profissão, merecem ser comentados.

O primeiro deles é que estamos comemorando, neste ano, a superação de uma marca histórica para a categoria dos psicólogos brasileiros: ultrapassamos o patamar dos 100.000 profissionais inscritos no sistema Conselho Federal - Conselhos Regionais, todos recebendo regularmente Psicologia - Ciência e Profissão, o que torna nossa revista, sem dúvida, um dos periódicos do género de maior divulgação nacional.

Além disto, a partir da divulgação da revista planejada pela Comissão Editorial e desenvolvida no primeiro semestre deste ano, junto aos pesquisadores brasileiros da área da Psicologia, aumentou sensivelmente o número de artigos enviados para análise, visando à posterior publicação. Isto significa que, cada vez mais, a nossa revista vem sendo reconhecida como um importante canal de divulgação da produção do conhecimento desenvolvido pelos profissionais e pesquisadores da Psicologia no Brasil.

Atestando tal fato, apresentamos a presente edição, com oito importantes artigos, a saber: "Normalidade e patologia em educação especial", de Fabiana Wandeley; "A Psicologia (e os psicólogos) que temos e a Psicologia que queremos: reflexões a partir das propostas de diretrizes curriculares (MEC/SESU) para os cursos de graduação em Psicologia", de Eliana Perez Gonçalves de Moura; "Psicanálise, teoria e clínica: reflexões sobre sua proposta terapêutica", de Nadja Nara Barbosa Pinheiro; "A inserção do psicólogo escolar na rede municipal de ensino de Londrina - PR"; coordenado por Crystianne C. Pandolfi; "O psicólogo e o paciente - instituição: considerações teóricas acerca da intervenção", de Anamaria Silva Neves; "A psicanálise e os modernos movimentos de afirmação homossexual", de Graciela Haydée; "Onde estão e o que fazem nossos mestres e doutores?", de Ana Maria A. Carvalho; "Creches com qualidade para a educação e o desenvolvimento integral da criança pequena", de K. S. Amorim e Maria Clotilde Rossetti-Ferreira.

Diante do recente aumento no número de artigos para publicação, pretende-se, gradualmente, atingir uma periodicidade trimestral para nossa revista Psicologia - Ciência e Profissão, uma antiga expectativa, aliás, de toda a categoria.