SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número2 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.19 n.2 Brasília  1999

 

Mariana Agostini De Villalba Alvim

 

 

 

Nasceu no Rio de janeiro, em 1909, Filha do grande médico Álvaro Alvim, introdutor da Radioterapia no Brasil, e neta do Abolicionista, artista plástico, caricaturista e criador das histórias em quadrinhos, Ângelo Agostinho. Aos 19 anos casa-se com o barítono português João Sampaio Brandão e embarca para Paris.

Na França, conhece Henri Wallon, de quem mais tarde torna-se aluna na Sorbonne e abarca a causa Marxista.

Psicóloga, pedagoga e assistente social, formada respectivamente pelas seguintes instituições: Sorbonne-Paris, College Sevighé-Paris e Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro.

Especialização em Methods and Administration of guidance and Personel Work pela Universidade da Pennsylvania, Estados Unidos; Rorschach, T.A.T. e P.M.K. pela Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro.

Fez estágio sob a supervisão do Children's Bureau, para especialização no setor de Assistência á Infância, em New Jersey, Estados Unidos.

Foi assistente social e psicóloga do Serviço de Assistência a Menores do Ministério da Justiça, onde, com a colaboração de outros técnicos, fundou a Escola Feminina de Artes de Ofícios e foi supervisora e inspetora de ensino junto a estabelecimentos para menores.

Foi coordenadora do Isop (Psicotécnico do Instituto de Seleção e Orientação Profissional) do Rio de Janeiro, onde conheceu o professor Emílio Mira y López, de quem se tornou grande amiga e colaboradora.

Chefiou o Serviço Social Psiquiátrico do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro.

Foi orientadora educacional do Ginásio da CASEB, em Brasília e chefe do Centro de Psicologia Aplicada da PDF, hoje IDR, e Psicóloga do Conselho Penitenciário do Distrito Federal.

A convite de Darcy Ribeiro, criou o Serviço de Orientação da Universidade de Brasília, pelo qual ficou responsável no período de1962 a1965.

Atuou como técnica das Nações Unidas no Seminário Latino-Americano sobre Prevenção do Delito e Tratamentodo Delinquente, ocorrido no Rio de Janeiro.

Foi representante do Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Cetulio Vargas, no XI Congresso Panamericano da Criança, realizado em Bogotá, Colômbia.

Consultora-psicóloga do Centro de Reabilitação Sarah Kubitschek, onde desenvolveu trabalhos de Exames e Orientação de criança assistidas.

Fez estágio como observadora de reuniões e estudos de casos em várias clínicas de assistência psicológica a famílias nas cidades de Oranim, Tel Aviv e Jerusalém, em Israel.

Foi membro titular do II Congresso Argentino de Psicopatologia Infantil, realizado em Buenos Aires, em 1971, e do XIV Congresso Interamericano de Psicologia realizado em São Paulo, em 1973.

E autora do Livro "Parques Infantis como Centros de Assistência Social ao Pré-Escolar" e diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Foi membro fundador da Associação Brasileira de Rorschach e outras Técnicas Projetivas e sua Vice-Presidente em 1980.

Participou do "Person-Centered Workshop" em Ashland-Oregon, Estados Unidos, com Carls Roger, e introdutora das idéias de Roger no Brasil.

E psicóloga aposentada do Ministério da Justiça, Cidadã Honorária de Brasília, onde reside desde 1960, e onde durante muito tempo exerceu a psicologia clínica e ministrou curso de Rorschach e PMK até 1993.

 

Colaborou o psicólogo José Marwell