SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue3 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.19 no.3 Brasília  1999

 

Irmão Henrique Justo

 

 

 

O professor e psicólogo clínico Henrique Justo (José Arvedo Flach) é natural de Montenegro, cidade localizada a 72 quilômetros de Porto Alegre (RS) e que tem como uma das principais atividades a fruticultura. Nascido no dia 25 de julho de 1922, além de psicólogo, Henrique Justo é irmão lassalista, poeta e tradutor.

Na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS), o psicólogo licenciou-se em pedagogia e defendeu tese de doutorado, sob o título Tricentenário de um Luminar da Pedadogia em 1952. Mais tarde, já psicólogo, foi aprovado em concurso de livre-docência.

Contemplado com bolsas de estudo, realizou cursos de especialização na Espanha, França e Estados Unidos. Participou de numerosos congressos nacionais e internacionais, apresentando vários trabalhos. Na PUC-RS foi o fundador do curso de Psicologia, professor titular e exerceu as funções de professor na Faculdade de Educação e no Instituto de Psicologia, ocupando em ambas as unidades universitárias a coordenação de departamentos. Atualmente, limita sua atividade ao Centro Educacional La Salle de ensino superior em Canoas (RS).

O psicólogo foi um inovador. No Brasil, introduziu o teste de Max Pfister (pirâmides coloridas) e publicou o primeiro livro de Carl Rogers.

Publicou cerca de 15 livros, 150 artigos e mais de 80 outras obras, entre elas Testes Psicológicos; Caráter, Profissão e Casamento; Teste de Caráter ao Alcance de Todos; La Salle -Patrono do Magistério; Identidade do Psicólogo e Somos Diferentes.

Recentemente publicou "Você Também é Diferente: Psicologia Diferencial da Idade Adulta, da Maturidade, dos Gêneros (sexo), da Inteligência, dos Caracteres e do Povo Brasileiro (1997)"

Ainda em 1997, representando o Rio Grande do Sul, foi um dos psicólogos brasileiros agraciados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que homenageou os profissionais pioneiros na construção da Psicologia no país.

 

* Colaborou Luiz Osvaldo Leite dvleite@zaz.com.br