SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Educação a partir de uma perspectiva etnográfica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.1 Brasília Mar. 2000

 

BIOGRAFIA

 

Helena Antipoff (1892-1974)

 

 

Regina Helena de Freitas Campos*

Universidade Federal de Minas Gerais

 

 

Nascida na Rússia, HELENA ANTIPOFF formou-se em São Petesburgo, Paris Genebra. Em Paris (1910-1911), estagiou no Laboratório Binet-Simon. Entre 1912 e 1916, cursou o Insitut des Sciences de lÈducacion, em Genebra, onde obteve o diploma de psicóloga. Entre 1915 e 1924, voltou à Rússia, tendo trabalhado em estações médico-pedagógicas e no Laboratório de Psicologia Experimental em Petesburgo. Em 1924, deixou a Rússia, e foi se encontrar com seu marido Viktor Iretsky, então exilado em Berlim. Em 1926, publicou numerosos artigos em periódicos especializados. Seu trabalho, nesse período, revela a influência da psicologia sócio-histórica russa, e da abordagem interacionista elaborada por Claparède e Piaget.

Em 1929, a convite do governo do Estado de Minas Gerais, foi lecionar Psicologia na Escola de Aperfeiçoamento de Professores, onde promoveu extenso programa de pesquisa sobre o desenvolvimento mental, ideais e interesses das crianças mineiras, visando subsidiar a reforma do ensino local. Em 1932, liderou a criação da Sociedade Pestalozzi de Belo Horizonte, e, a partir de 1940, da Escola da Fazenda do Rosário, Ibirité, Minas Gerais, com a finalidade de educar e reeducar crianças excepcionais ou abandonadas utilizando os métodos da Escola Ativa. Na mesma época, tornou-se professora fundadora da Cadeira de Psicologia Educacional da Universidade de Minas Gerais.

Em 1944 e 1949, no Rio de Janeiro, Antipoff trabalhou junto ao Ministério da Saúde na institucionalização do Departamento Nacional da Criança, e na criação da Sociedade Pestalozzi no Brasil. Em 1951, obteve a cidadania brasileira, e retornou a Minas Gerais. Liderou então extensa obra educativa a partir da Fazenda do Rosário, na áreas de educação especial, educação rural, educação para a criatividade e de bem dotados, tendo participado ativamente na formação de várias gerações de psicólogos educadores.

 

 

* Professora de Psicologia da Educação, UFMG.