SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Relações possíveis e impossíveis entre a psicanálise e a literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.20 n.2 Brasília jun. 2000

 

EDITORIAL

 

O presente edição da revista Psicologia: Ciência e Profissão chega às mãos dos psicólogos brasileiros com os seguintes artigos: “Relações Possíveis e Impossíveis entre a psicanálise e a Literatura”, de Rafael Andrés Villari; “A Psicanálise é uma Ciência: Mas Quem não se Importa?” Uma ressonância de a Psicanálise não é uma Ciência: Mas quem se Importa?, de Ana Maria Andreoni Rolim; “Testes Psicológicos e Técnicas Projetivas: Uma Integração para um Desenvolvimento da Interação Interpretativa Indivíduo - Psicólogo”, de Nilton Soares Formiga e Ivana Mello; “Profissionais para Si ou para Outros? Algumas Reflexões sobre a Formação dos Psicólogos”, de Waldir Bettoi e Lívia Mathias Simão; “O Psicodrama e as Abordagens Alternativas ao Empirismo Lógico como Metodologia Científica”, de Ana Maria Otoni Mesquita; “Repercussões do Paradigma Pós-moderno na Pesquisa de Relacionamentos Conjugais”, de André Maurício Monteiro; “Discutindo o Conceito de Promoção de Saúde no Trabalho do Psicólogo que Atua na Educação”, de Maria de Lourdes Jeffery Contini; “O Saber Psicológico e a Docência: Reflexões sobre o Ensino de Psicologia na Educação”, de Priscila Larocca.

Além de continuar constituindo-se como um espaço de divulgação dos trabalhos produzidos por profissionais da área da Psicologia, a nossa revista também participa e colabora na divulgação das principais atividades promovidas pelos Conselhos Federal e Regionais.

Neste ano, sem dúvida, um dos grande eventos que polarizará a atenção dos psicólogos é a 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, prevista para o período de 5 a 7 de outubro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. Detalhes desta iniciativa estão sendo divulgados em todos os jornais dos Conselhos Federal e Regionais, além de cartazes distribuídos por todo o país.

É fundamental que todos os profissionais da área , que por meio de seus trabalhos constróem uma Psicologia com Compromisso Social, participem da 1ª Mostra, seja enviando seus projetos desenvolvidos, seja marcando a presença. Certamente ficarão surpresos com o nível de maturidade social das práticas profissionais desenvolvidas pelos psicólogos brasileiros.

Portanto, até outubro... até a 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, cujo tema é Psicologia e Compromisso Social.