SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2O saber psicológico e a docência: reflexões sobre o ensino de psicologia na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.20 n.2 Brasília jun. 2000

 

BIOGRAFIA

 

Franco Lo Presti Seminério

 

 

Franco Lo Presti Seminério nasceu em Turim, na Itálio,no dia 20 de janeiro de 1923, desde garoto Seminério mostrou interesse pelas matérias humanitárias. Ao cursar a cadeira de Letras Modernas da Universidade de Gênova, ele optou pela Filosofia - que incluía estudos de Psicologia - ministrada no curso de Letras Modernas como disciplina complementar.

Nesta ocasião surgiu o interesse inicial de Seminério pela Psicologia, que posteriormente o tornaria um dos ícones da disciplina no Brasil. A ligação dele como o país também começou nesta época, por meio de um colega universitário brasileiro, que viria a casar-se com sua irmã. Desanimado com as poucas oportunidades de colocação profissional na Itália, Seminério aceitou o convite do cunhado para vir para o Brasil e com 24 anos desembarcou no Rio de Janeiro em 1947.

Em agosto de 1962, por meio da Lei 4.119, o Brasil regulamentou a profissão de psicólogo. Desta forma, Seminério obteve seu registro profissional. Apesar disso, ele ainda prestou vestibular para o primeiro curso de Psicologia do Brasil realizado em 1964 na então Universidade do Brasil (atual UFRJ).

Em 1970, Seminério assumiu a direção efetiva do ISOP. Lá, ele criou os cursos de pós-graduação e mestrado em Psicologia. Paralelamente, Seminério também assumiu a direção da primeira revista de psicologia de circulação nacional: Arquivos Brasileiros de Psicotécnica. Atualmente chamada de Arquivos Brasileiros de Psicologia.

Franco Lo Presti Seminério ainda hoje é referência quando o assunto é Psicologia. Autor de livros e dezenas de artigos, ele continua ainda atuando intensamente, sobretudo junto a Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena os cursos de mestrado e doutorado, ministra aulas e edita a revista Arquivos Brasileiros de Psicologia.