SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Entre Viena e Londres: uma visita à casa de Sigmund Freud author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.3 Brasília Sept. 2000

 

EDITORIAL

 

A revista Psicologia: Ciência e Profissão vem ocupando no decorrer desses últimos anos um lugar singular entre os veículos de divulgação da Psicologia. Sem abrir mão da exigência do rigor teórico tem aberto espaço para um eclético leque de produções.

A presente edição de Psicologia: Ciência e Profissão traz aos psicólogos os seguintes artigos: “Entre Viena e Londres: Uma Visita à Casa de Sigmund Freud”, de Rafael Andrés Villari; “Masculinidade na História: A Construção Cultural da Diferença entre os Sexos”, de Sergio Gomes da Silva; “Qualidade Total e Certificação ISO 9000: História, Imagem e Poder”, de Maria Luiza Gava Schmidt; “O Psicólogo no Hospital Geral”, de Eliane Carnot de Almeida; “A Fantasia e o Baile de Máscaras do Final do Milênio”, de Cláudia Cruz Lanzarin; “O Pastor Psicanalista Oskar Pfister: Um Legado de Desconforto”, Maria Luísa Trovado Gómez; “A Clínica para Além do Pragmatismo”, de Abrahão de Oliveira Santos.

Apesar de ser a terceira edição da revista, publicada no ano 2.000, é intenção da Comissão Editorial tentar publicar uma Quarta edição, ainda este ano, o que, na prática significa transformar a periodicidade da revista para trimestral – uma velha aspiração dos Conselhos Federal e Regionais. Tal fato somente tornou-se possível devido ao grande número de artigos recebidos, o que demonstra que a categoria considera a revista um dos grandes canais de divulgação de sua produção científica e profissional.

Além disto, os psicólogos estarão recebendo esta edição antes do mês de outubro, o que vale dizer, antes da I Mostra de Práticas em Psicologia. Prevista para os dias 05, 06 e 07 de outubro, no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo, a Mostra terá com tema Psicologia e Compromisso Social.

Neste sentido é necessário ratificar o convite aos psicólogos brasileiros para que compareçam à Mostra e conheçam as práticas psicológicas recentemente desenvolvidas nos mais diversos setores da sociedade.

Pode-se afirmar que a I Mostra de Práticas em Psicologia já tem sucesso garantido: até o mês de julho, aproximadamente 500 trabalhos haviam sido inscritos. Vamos estar todos presentes neste grande evento que marcará, efetivamente, a maioridade da Psicologia, enquanto ciência e profissão na sociedade brasileira.