SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Qualidade total e certificação ISO 9000: história, imagem e poderA fantasia e o baile de máscaras do final do milênio author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.3 Brasília Sept. 2000

 

ARTIGOS

 

O psicólogo no hospital geral

 

 

Eliane Carnot de Almeida*

HGVFº

Endereço para correspondência

 

 


RESUMO

A inserção do psicólogo no campo da saúde, mais especificamente no hospital geral, é discutida a partir da reflexão sobre o funcionamento da equipe interdisciplinar, com suas resistências, competitividade e corporativismos; as peculiaridades do atendimento na rede pública, considerando-se o sistema de saúde e a realidade social dos pacientes atendidos; e o modelo de atendimento psicológico priorizado na graduação, que promove uma concepção abstrata e a-histórica do sujeito desvinculada do seu contexto sócio-político e cultural.

Palavras-chave: Psicologia, Hospital geral, Formação acadêmica, Interdisciplinaridade.


ABSTRACT

This paper discusses the introduction of the Psychologist in health care, specifically in a General Hospital, talking as a starting point some considerations on the workings of an interdiciplinary professional group, its resistances, competitiveness and collectivism; the peculiarities of the Brazilian National Health care and the social reality of its patients; and the standardized model of psychological care adopted in graduate teaching, which leads to an abstract and a-historical conception of the individual disjointed from its social, political and cultural context.

Keywords: Psychology, General hospital, Graduation, Interdiciplinarity.


 

 

“Para que serve o psicólogo? Para que serve a Psicologia?” Partindo dessas perguntas formuladas por Bezerra (1992), propomos um recorte mais específico: “Para que serve o psicólogo no hospital geral? E ainda, se estamos nos referindo a uma instituição médica, local de uma prática hierarquizada a partir do saber e da atuação médica, para onde os sujeitos se dirigem em busca de uma medicação que dê conta dos seus sofrimentos, quer sejam do corpo, quer sejam da alma, “para que serve então, a psicologia no hospital geral?

A atuação do psicólogo na clínica privada, atendendo a uma clientela de classe social mais favorecida, assim como sua inserção nos ambulatórios e hospitais de saúde mental, mesmo que muitas vezes subordinada aos paradigmas da psiquiatria, já é prática estabelecida. Aliás, é para esse tipo de atuação, principalmente, que se volta a formação do psicólogo. A graduação em psicologia enfatiza o modelo psicodinâmico e suas aplicações clínicas na área da saúde mental deixando de lado as temáticas relacionadas à saúde pública e às questões macrossociais.

Os hospitais gerais constituem um novo campo de trabalho para o psicólogo, não só em função da proposta de atenção integral à saúde, como também em função da crise enfrentada pela clínica privada. A abertura de concursos e de possibilidades de atuação do psicólogo nestas instituições, faz com que o profissional se volte para este campo, muitas vezes sem uma reflexão mais cuidadosa sobre a especificidade desse trabalho.

A formação em psicologia não inclui o debate sobre a saúde em seus aspectos políticos, sociais e econômicos. O sujeito psicológico é tomado à margem desses processos, sem uma discussão mais abrangente sobre a saúde, que permita uma apreensão do processo de adoecimento como parte de um contexto mais amplo, complexo e multideterminado, fundamental para o embasamento da prática do psicólogo no hospital geral.

Dessa forma, o profissional se insere numa equipe de saúde, marcada pela hierarquia do saber médico, tentando transpor para sua prática o modelo clínico aprendido na graduação, sem a compreensão da complexidade do campo da saúde no Brasil.

Segundo Spink (1992), a atuação do psicólogo no hospital geral é mais do que um novo campo de trabalho, ela aponta para a necessidade de novas técnicas e para a emergência de um novo campo de saber. O atendimento individual, clínico, priorizado na graduação, é substituído pelas ações integradas com a equipe.

 

Biomedicina e Subjetividade: Um Diálogo Possível?

Camargo JR (1997) denomina a medicina ocidental contemporânea de “biomedicina”, denominação esta que reflete a vinculação da racionalidade médica com o conhecimento produzido pela biologia. Segundo o autor, essa racionalidade vincula-se a um imaginário científico correspondente à racionalidade da mecânica clássica, que se fundamenta em três proposições básicas:

• estabelecimento de leis gerais, aplicáveis a todas as situações semelhantes, não se ocupando de casos particulares;

• universo visto como uma grande máquina, subordinada a princípios de causalidade linear, e

• possibilidade de isolamento de partes para análise, entendendo-se que o funcionamento do todo se dá necessariamente pela soma de suas partes.

Assim, a medicina que se constitui a partir desse paradigma, é uma medicina do corpo, das lesões e das doenças.

Contrapondo-se a essa visão mecanicista, Birman (1991) chama a atenção para o discurso naturalista da medicina que legitima as práticas de medicalização do espaço social, silenciando as dimensões simbólica, ética e política do processo saúde-doença. Segundo o autor, a saúde se inscreve num corpo que é simbólico, marcado pela linguagem, pelos códigos culturais, o que impede sua representação como uma máquina regida por processos bioquímicos e imunológicos.

A introdução das ciências humanas no campo da saúde promove uma relativização do discurso biológico através da crítica à hegemonia do saber médico e à exclusão de outros saberes na discussão sobre a saúde. Também com uma proposta crítica em relação ao discurso biologizante da medicina, a Psicologia Médica, utilizando-se de conceitos da psicanálise como transferência e contratransferência, ressalta a importância da relação médico-paciente, com a proposta de “ensinar” ao médico a perceber o sentido latente dos sintomas do paciente e as influências da relação que se estabelece entre o médico e o paciente no processo terapêutico.

Teria, então, o psicólogo, a função de redirecionar o olhar médico para a individualidade de cada paciente, dos aspectos subjetivos envolvidos no adoecer, humanizando, assim, o atendimento médico?

Mas se assim o for, não estaríamos sobrevalorizando o discurso psicológico, reafirmando a hegemonia de um saber em relação a outro? Como, então, integrar numa equipe, saberes oriundos de racionalidades diversas?

Segundo Silva (1998), no hospital geral o ideal do trabalho solidário em equipe geralmente é substituído por uma organização de trabalho que promove a competição entre as especialidades e o corporativismo, gerando situações de conflito.

Entendemos que trabalhar numa equipe interdisciplinar não significa buscar uma síntese de saberes, ou uma identidade de objeto teórico, mas a possibilidade de diálogo entre disciplinas vizinhas que em muitos momentos possuem temáticas comuns, interfaces, mas que mantêm a especificidade do seu saber. Significa o questionamento da hegemonia do saber médico no sentido de promover a substituição da hierarquia estabelecida, pela interlocução entre os diversos saberes.

 

Profissionais e Pacientes na Rede Pública: (ainda a pergunta) Um Diálogo Possível?

O atendimento na rede pública demarca ainda outras questões. Silva (1988) chama a atenção para o desgaste sofrido pelos profissionais que pode vir a se expressar através de doenças ou irritação, assim como para a naturalização da rotina de trabalho, muitas vezes alienante e geradora de tensões.

Costa (1989), Boltanski (1989) e outros autores, enfatizam as peculiaridades da clientela atendida nestas unidades. A maioria da população que busca o atendimento na rede pública é constituída por pessoas inseridas num universo sócio-cultural diferente daquele vivido por quem os atende1. Muitas vezes as explicações fornecidas ao profissional para seus sintomas resultam de adaptações entre o “discurso oficial”, produzido pela equipe de saúde, e sua própria cultura, numa tentativa de dar sentido à experiência vivida. Essas explicações, segundo Almeida (1998), são vistas, freqüentemente pela equipe, como crendice ou ignorância, dificultando, ou até mesmo impedindo, a comunicação entre eles.

Reforçando esse desencontro, a utilização que o médico faz de uma linguagem própria cria uma barreira lingüística que impede que o paciente compreenda o que se passa com seu próprio corpo e que se estabeleça uma relação de cooperação entre ambos.

Da mesma forma, a situação estabelecida pela psicoterapia é completamente estranha a esse paciente. Segundo Costa (1989), o paciente nunca, ou raramente foi questionado sobre seu desejo ou sua história, estando acostumado a, “quando doente, procurar um médico; se for mal de amor, um pai de santo ou um amigo; se for pecado, um padre” (Costa, 1989:31), mas nada que se assemelhe ao enquadre psicoterápico.

Essa estranheza sentida pelo paciente frente ao atendimento psicoterápico é reforçada pelo aparato médico que propõe um atendimento objetivo, super-especializado, excluindo do seu campo de atuação tudo que singularize o sujeito. O atendimento a esse corpo visto através de máquinas, mensurado, pesado, radiografado, dispensa cada vez mais o contato humano.

Num CTI, local de maior expressão da racionalidade médica a partir da utilização da mais alta tecnologia e da urgência dos atendimentos, a relação que se estabelece é, principalmente, entre a equipe e os aparelhos que mantêm vivos os pacientes. Segundo Ribeiro (1991), no CTI neonatal, apesar do discurso oficial sobre a necessidade de atenção aos bebês pré-termo, o contato pessoal entre a equipe e o bebê, seja através do olhar, do toque, ou da palavra a ele dirigida, ou entre a equipe e os pais, é reduzido a um mínimo, o que, segundo diversos autores, representa fator de risco para o desenvolvimento desses bebês.

Os bebês pré-termo são vistos como um corpo a ser salvo, um “vir-a-ser” (Ribeiro, 1991) e, portanto, algo que ainda não é. Assim, a equipe se volta para a manutenção da vida do corpo físico, não atentando para outros fatores importantes na constituição desse bebê enquanto sujeito. Nesse sentido, é de especial importância o cuidado com a manutenção do vínculo mãe-bebê, que deve levar em conta não só os aspectos emocionais dos pais como também fatores como as características do CTI, que tendem a minimizar a participação dos pais nos cuidados com o bebê; o contexto político e econômico que promove o caos do sistema público de saúde, fazendo com que, muitas vezes, bebês nascidos em um município sejam atendidos em outro, dificultando, assim, o acesso dos pais; a situação social da família que muitas vezes impede a constância das visitas, entre outros.

Outro exemplo que podemos citar é o atendimento ao paciente no setor cirúrgico, muitas vezes solicitado no sentido de diminuir sua ansiedade favorecendo uma melhor aceitação aos procedimentos médicos. Em nossa prática2 tem sido recorrente a afirmação dos cirurgiões de que a criança atendida pela psicologia antes da cirurgia apresenta uma melhor recuperação do ato cirúrgico.

É certo que esse é um resultado positivo do nosso trabalho, mas para além desse resultado, importa mais sabermos de que forma nosso trabalho pode ser facilitador da elaboração dessa experiência vivida pela criança, das angústias e temores que ela e sua família vivenciam nesse momento. Já não podemos mais entender o exercício profissional do psicólogo atrelado à prática médica, a serviço da docilização do paciente aos procedimentos médicos, nem restrito ao objetivo de ensinar ao médico a reconhecer os aspectos psicológicos envolvidos no adoecer ou na relação médico-paciente.

 

Conclusão

O psicólogo, ao integrar a equipe de saúde, deve favorecer o funcionamento interdisciplinar, facilitando, quando necessário, a comunicação entre seus membros. Seu trabalho com o paciente é bastante específico, atuando de forma situacional, no sentido não só da resolução de conflitos, mas também da promoção de saúde. Portanto, pensar a inserção do psicólogo no hospital geral, especialmente numa instituição pública, não pode dispensar a reflexão sobre a situação do sistema público de saúde, sua organização, as possibilidades de acesso da população aos serviços, as condições em que se dá o trabaho dos profissionais, as características sociais da população atendida, em fim, o conhecimento e a articulação de todos os fatores envolvidos no processo saúde-doença.

Se não estivermos atentos a todas essas questões, como então, responder às perguntas iniciais que nos fizemos? E se não soubermos respondê-las, como esperar o reconhecimento da nossa prática no interior dessas instituições?

 

Referências bibliográficas

Almeida, E.C. 1998. Violência Doméstica: Um Desafio para a Formação do Pediatra. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.        [ Links ]

Bezerra, B. 1992. Prefácio. In: Campos, F.C.B. 1992. Psicologia e Saúde. Repensando Práticas. São Paulo: Hucitec.        [ Links ]

Birman, J. , 1991. Physis da Saúde Coletiva. In: : Physis. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/Relume Dumará,Vol.1, Nº1.        [ Links ]

Boltansky,L., 1989. As Classes Sociais e o Corpo. 3.ed., Rio de Janeiro: Graal.        [ Links ]

Camargo JR, K.R. , 1997. A Biomedicina. In: Physis. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: IMS/UERJ/CEPESC/EDUERJ. Vol.7 nº 1.        [ Links ]

Campos, F.C.B. , 1992. Psicologia e Saúde. Repensando Práticas. São Paulo: Hucitec.        [ Links ]

Costa,J.F. , 1989. Psicanálise e Contexto Cultural. Imaginário Psicanalítico, Grupos e Psicoterapias. 2. ed., Rio de Janeiro: Campus.        [ Links ]

Machado, M.H. (Coord) , 1996. Perfil dos Médicos no Brasil: Análise Preliminar. Rio de janeiro: FIOCRUZ/CFM-MS/PNUD, Vol.VI.        [ Links ]

Ribeiro, L.M.S.A. , 1991. Prematuro: Quem, É Esse Bebê? As Singularidades de Bebês que Nascem Pré-Termo em Questão. Dissertação (Mestrado em Saúde da Criança e da Mulher) - IFF/FIOCRUZ.        [ Links ]

Silva, C.O. , 1998. Trabalho e Subjetividade no Hospital Geral. In: Psicologia Ciência e Profissão. Rio de Janeiro: ano 18, nº2.        [ Links ]

Spink, M.J. , 1992. Psicologia da Saúde: A Estruturação de um Novo Campo de Saber. In: CAMPOS, F.C.B. (Org.) Psicologia e Saúde - Repensando Práticas. São Paulo: Hucitec.        [ Links ]

 

 

Endereço para correspondência
Eliane Carnot de Almeida
Rua Cosme Velho, 639/201 Bl.02 - Cosme Velho
22241-090 RJ
E-mail: ecarnot@uol.com.br

Recebido em 23/07/99
Aprovado em 02/10/99

 

 

* Psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva IMS/UERJ. Especialista em Medicina Psicossomática - IMPSIS Especialista em Psicologia Médica UERJ.Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar HGVFº.
1 - Pesquisa sobre o perfil dos médicos no Brasil mostra, entre outras, as seguintes características do médico no Rio de Janeiro: perfil jovem da profissão - 58,4% dos médicos com menos de 45 anos de idade; altos índices de parentesco entre os médicos - 51,5% com parentes diretos também médicos; 68,5% com atividade no setor público; 65% com renda mensal declarada entre 1000 a 4000 dólares. (Machado, 1996)
2 - Atividades de supervisão aos alunos do Curso de Especialização em Psicologia Hospitalar do Hospital Getúlio Vargas Filho.