SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3A clínica para além do pragmatismo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.3 Brasília Sept. 2000

 

BIOGRAFIA

 

Anita Paes Barreto

Anita Paes Barreto nasceu no Recife, em 3 de junho de 1907. Em 1924, aos 17 anos, concluiu o Curso Normal. Laureada da turma, recebeu medalha de ouro e foi nomeada no ano seguinte professora primária do Estado de Pernambuco, logo recebendo a difícil tarefa de lecionar a disciplina "educação de crianças anormais".

Ainda em 1925, Ulisses Pernambucano, psiquiatra, psicólogo e educador criou no âmbito do serviço público estadual o Instituto de Psicologia de Pernambuco, para o qual chamou Anita, entre outras ex-alunas da Escola Normal. Sob orientação de Ulisses Pernambucano, Anita rapidamente se desenvolveu. Em 1927, em colaboração com Ulisses, Anita publicou Estudo Psicotécnico de alguns Testes de Aptidão. De 1925 a 1935, na condição de principal auxiliar de Pernambucano, ela realizou, coordenou ou participou da prática e da realização de estudos pioneiros, no Recife, no campo da Psicologia Aplicada.

A partir de 1931, Anita coordenou várias pesquisas tendo como tema central a Revisão Pernambucana do Teste de Binet, Simon, Terman, cujos resultados foram publicados principalmente em Neurobiologia, Jornal de Medicina de Pernambuco e Arquivos da Assistência a Psicopatas de Pernambuco. Em 1935, o Instituto de Psicologia de Pernambuco foi extinto e Ulisses Pernambucano preso, como subversivo. Anita, entretanto, prosseguiu trabalhando com crianças "excepcionais" . De 1942 a 1957 dirigiu a Escola Aires Gama (hoje Ulisses Pernambucano).

Licenciada em Pedagogia (1948) foi professora na Faculdade de Filosofia do Recife, onde atuou como "1ª Psicóloga" na Clínica de Conduta, criada em 1949 com a colaboração de Béla Szekely, na Escola de Serviço Social de Pernambuco; na então Universidade do Recife (Faculdade de Filosofia de Pernambuco e Escola de Belas Artes). Em 1955, com a colaboração de Dilucina Lopes e Maria do Carmo Souto, realizou pesquisa sobre o psicodiagnóstico de Rorschach em Crianças, cujos principais resultados foram apresentados na VII Reunião Anual da SBPC.

Imprimindo a sua prática pedagógica uma dimensão política, de 1959 a 1962, foi assessora para Assuntos Educacionais na Prefeitura do Recife (Prefeito Miguel Arraes); fundadora e diretora da Divisão de Ensino do Movimento de Cultura Popular (1960-64); presidente da Fundação Promocional Social (1963); secretária de Educação do Estado do Governo Miguel Arraes (1963-64); presidente da Fundação da Promoção Social (1963); secretária de Educação de Pernambuco (1988-1991). Presa por 17 dias como subversiva em 1964, Anita Paes Barreto mais uma vez deu uma lição de altivez e coerência. Em 1997, o Conselho Federal de Psicologia conferiu a Anita a medalha "Reconhecimento dos psicólogos brasileiros pela contribuição no desenvolvimento da Psicologia como Ciência e Profissão". Hoje, com 93 anos, Anita está recolhida à intimidade de sua família.