SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4O preparo para o trabalho de risco author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.4 Brasília Dec. 2000

 

EDITORIAL

 

A edição 20.4 da revista Psicologia - Ciência e Profissão apresenta os seguintes artigos: 1) O Preparo para o Trabalho de Risco, de Yone Caldas da Silva; 2) Condições de Vida e Saúde Mental, de Adriana de Andrade Gomes e Brani Rozemberg; 3) A LDB e a Psicologia, de Oswaldo H. Yamamoto; 4) Arthur Bispo do Rosário - A Arte Bruta e a Propagação na Cultura Pós-Moderna, de Ilka de Araújo Soares; 5) A Autonomia do Sujeito Psicótico no Contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira, de Núbia Schaper Santos, Patty Fidelis de Almeida, Ana Teresa Venâncio e Pedro Gabriel Delgado; 6) Corpo Grávido - Deixando-se Fecundar pela Vida, de Tatiana Ramminger; 7) Psicossomática - Um Estudo Histórico e Epistemológico, de Ednéia Albino Nunes Cerchiari; 8) Novos Caminhos para a Psicologia do Trânsito, de Reinier Johannes Antonius Rozenstraten.

Por outro lado, a presente edição pode ser considerada história devido a três importantes motivos. Inicialmente, é a primeira revista publicada após a realização da 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, realizada pelos Conselhos de Psicologia do Brasil, que alcançou sucesso absoluto e, sem dúvida foi de fundamental importância para apresentar a nova face da Psicologia brasileira. Deve-se acrescentar que a revista cumpriu um importante papel na divulgação da Mostra, por meio das três edições publicadas neste ano.

A segunda razão para que esta edição seja considerada histórica é que ela inaugura um período de nova periodicidade para a revista: a partir deste ano, com esta edição 20.4, passamos a ser uma revista trimestral, com quatro edições regulares por ano. Tal medida tornou-se necessária devido ao grande aumento, observado nos últimos dois anos, na demanda de artigos para publicação. Isto significa que a nossa revista vem se constituindo, cada vez mais, como um importante veículo de divulgação do conhecimento produzido pelos psicólogos e profissionais da área.

Finalmente, o terceiro motivo deve ser muito comemorado. Pela primeira vez, na sua história, a revista Psicologia - Ciência e Profissão recebeu o melhor conceito possível na avaliação bianual da CAPES - ANPEPP. A Comissão para Avaliação da Revistas Científicas em Psicologia, para o biênio 1998/2000, considerou a revista como Nacional Padrão A, nível alcançado por poucos periódicos nacionais. Isto, sem dúvida, deve ser motivo de satisfação para todos nós, pois representa o reconhecimento de toda a comunidade nacional pelo nosso esforço de aprimoramento do padrão e da qualidade da revista.

Portanto, parabéns a todos os profissionais que têm participado deste processo de construção da nossa revista: à equipe técnica, aos funcionários do CFP, aos colegas da Comissão Editorial, aos membros do Conselho Federal e Regionais e, principalmente, a toda a categoria dos psicólogos brasileiros que continuamente tem colaborado, prestigiado e valorizado a revista Psicologia - Ciência e Profissão.