SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue4Novos caminhos para a psicologia do trânsito author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.20 no.4 Brasília Dec. 2000

 

BIOGRAFIA

 

 

Einier Johannes Antonius Rozestraten

 

 

Nasceu em Haia na Holanda em 1924, fez estudos de Filosofia e Teologia com os Franciscanos na Holanda. Em 1950 chegou ao Brasil para ajudar no Colégio Santo Antônio de Belo Horizonte e estudou História Natural na UFMG. Depois da licenciatura, freqüentou o Curso de Psicologia Experimental de Aprendizagem ministrado por dr. AndréRey do Institut Jean Jacques Rousseau de Genebra, colega de classe da dra. Helena Antipoff. Além de teorias, aprendeu confeccionar aparelhos simples mas funcionais. A convivência com estes mestres o marcou profundamente. Em 1957, foi contratado para ministrar Psicologia de aprendizagem no curso de Pedagogia da UFMG. Ajudou montar o laboratório de Psicologia. Em 1959, freqüentou o curso de Psiquiatria e Higiene Mental da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Em 1960-1961 foi para Holanda e visitou laboratórios de Psicologia de diversas universidades na Itália, França, Suíça e Holanda. Na sua volta foi convidado para ser diretor do Instituto de Psicologia da UCMG. Montou o laboratório de Psicologia e os Serviços do Instituto de Psicologia SIPUC onde também fez seleção de motoristas.

Casou-se em 1967 com Angela Inês Simões e desta união nasceram dois filhos e duas filhas.

Em 1968, com a revolução estudantil foi para Salvador onde trabalhou no Instituto de Psicologia do Irmão Dubois. No ano seguinte foi para Brasília a convite de amigos onde ajudou na montagem do Curso de Psicologia na Faculdade de Filosofia do CEUB e do seu laboratório.

Em 1970, foi contratado na FFCL de Ribeirão Preto, onde montou um laboratório de Psicofísica e Psicologia Sensorial, além de um espaço para estudo de percepção em campo aberto. Ganhou em 1976 o prêmio Emílio Mira y Lopes. Foi primeiro presidente durante três anos (1971-73) da SPRP que em 1991 se tornaria SBP. Se doutorou em 1971, e fez Livre Docência em 1978. Entre 1979 e 1980 estagiou no Laboratoire de Psychologie de la Conduite na França, estudando Percepção no Trânsito. Na volta ministrou diversos cursos de Psicologia do Trânsito. Ficou dois anos na Universidade Federal de Uberlândia (MG), onde fundou um Núcleo de Psicologia do Trânsito 1983-84. Editou seu livro de Psicologia do Trânsito em 1988, tendo publicado diversos artigos em revistas nacionais e internacionais. Foi aprovado no concurso de professor titular da USP em Psicofísica, Percepção e Psicologia do Trânsito em 1987. Aposentando-se no ano seguinte, porém, continuou lecionando e orientando no curso de mestrado em Psicobiologia. Foi presidente da ABERGO 1986-1987.

Em 1995, foi para a Universidade Federal de Pará onde ministrou cursos de Psicologia de Trânsito e orientou mestrados, coordenando um curso interinstitucional de mestrado em Psicologia Clínica, convênio UFPA-PUC/SP. No meio do ano 2000 foi contratado pela Universidade Católica Dom Bosco em Campo Grande onde ajuda no mestrado em Psicologia e no curso de graduação organizando um laboratório de Psicofísica e Psicologia Cognitiva.