SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Encoprese e constipação em gêmeos: um estudo de caso em ludoterapia comportamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.21 n.1 Brasília mar. 2001

 

EDITORIAL

 

O ano 2001 será, sem dúvida, de grande importância para a Psicologia brasileira, com a realização do IV Congresso Nacional da Psicologia. De 21 a 24 de junho, delegados democraticamente eleitos nos Congressos Regionais, representando os psicólogos brasileiros, estarão em Brasília discutindo as principais questões relacionadas com os profissionais da área.

O IV Congresso, que este ano terá como tema “Qualidade, Ética e Cidadania nos Serviços Profissionais: Construindo o Compromisso Social da Psicologia”, tem como objetivo aprovar as diretrizes que balizarão politicamente as ações dos Conselhos de Psicologia - Regionais e Federal - para o próximo triênio. Além disto, é no Congresso que se inscrevem as chapas que concorrerão nas próximas eleições para o Conselho Federal de Psicologia, previstas para o segundo semestre. Essas eleições ocorrerão conjuntamente com as dos Conselhos Regionais. Daí a importância política do IV Congresso para toda a categoria dos psicólogos brasileiros.

A revista Psicologia - Ciência e Profissão, publicação da autarquia formada pelos Conselhos de Psicologia, tem participado ativamente como um eficiente instrumento de divulgação deste e dos principais eventos desenvolvidos pelos Conselhos, da mesma forma que tem se firmado como um canal efetivo de discussão das práticas e conhecimentos produzidos pelos psicólogos brasileiros, seja na área da pesquisa, seja na área da profissão.

Esperamos, assim, que 2001 represente, para nossa revista, um período de afirmação e consolidação das conquistas e, também, um período de crescente reconhecimento de toda a categoria sobre o seu importante papel para a Psicologia brasileira.

Esta Edição 21.1 apresenta os seguinte artigos: 1) Encoprese e Constipação em Gêmeos: um Estudo de Caso em Ludoterapia Comportamental, de Laura dos Santos Gomes Coelho; 2) O Psicólogo Ecológico no Contexto Institucional: uma Experiência com Meninas Vítimas de Violência, de Clarissa De Antoni e Sílvia Helena Koller; 3) Morte e Castração: um Estudo Psicanalítico sobre a Doença Terminal Infantil, de Mônica de Oliveira Gonçalves; 4) Psicologia Comunitária X Assistencialismo: Possibilidades e Limites, de Tatiana Ramminger; 5) O Ensino do Rorschach em uma Amostra Brasileira, de Paulo Francisco de Castro; 6) Avaliação Neuropsicológica nas Epilepsias: Importância para o Conhecimento do Cérebro, de Maria Joana Mäder; 7) A Vivência Afetiva em Idosos, de Érika Arantes de Oliveira, Sonia Regina Paslan e André Jacquemin; 8) Versões sobre o Trabalho na Rua: Significações na Relação do Retratista com a sua Arte, de Andréa Gubert e Locimara Ramos Kroeff.