SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Versões sobre o trabalho na rua: significações na relação do retratista com a sua arte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.21 no.1 Brasília Mar. 2001

 

ARTIGOS

 

Antonio Gomes Penna

 

 

Helmuth Krüger

 

 

Um dos mais representativos teóricos e professores de Psicologia no Rio de Janeiro é Antonio Gomes Penna. O Desempenho do professor Penna foi muito importante em 1964, na organização e instalação do Curso de Psicologia da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nesse trabalho, obteve a prestimosa colaboração de seu colega Eliezer Schneider, de saudosa memória. O professor Penna tamém participou da implantação do curso de Psicologia da antiga Universidade do Estado da Guanabara, cuja denominação atual é Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Este curso foi organizado sob a responsabilidade do professor Hanns Ludwig Lippmann.

Assim, no período inicial da formação em nível universitário de professores e profissionais da Psicologia no Rio de Janeiro, ou seja, após a promulgação da Lei 4119 de 1962, que dispõe sobre Cursos de Formação em Psicologia e regulamenta a profissão de psicólogo, a atuação de Antonio Gomes Penna foi muito importante, tendo sido decisiva em alguns momentos de crise institucional que quase comprometeram a continuidade dos referidos Cursos no final da década de 60. Vale acrescentar que este ilustre professor emprestou por igual sua colaboração a outros Cursos de Psicologia no Rio de Janeiro, sempre que solicitado.

Conservando a claresa na visualização de objetivos institucionais e cultivando a motivação profissional necessária ao estudo e ao magistério universitário, Antonio Gomes Penna participou, nos anos subsequentes aos da instalação dos Cursos de Graduação, de três Cursos de Pós-Graduação: no do extinto Instituto de Seleção e Orientação Profissional da Fundação Getúlio Vargas, no da Universidade Gama Filho e no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Do primeiro, implantado em 1971, no período em que Franco Lo Presti Seminério era diretor daquele Instituto, foi coordenador até 1991, quando o Curso foi transferido para a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os dois últimos foram inteiramente organizados por ele, na mesma década do anterior. Nos anos de trabalho nesses Cursos, que já não mantém as características iniciais, o professor Penna simultaneamente orientou um considerável número de estudantes e elaborou uma significativa parte de sua obra escrita, que já alcançou 18 títulos.

O principal efeito de todo o trabalho realizado por este notável professor projeta-se seguramente na formação intelectual de muitos dos que o tiveram como mestre. Versado em Economia e diplomado em Direito e Filosofia pela antina Universidade do Brasil, Antonio Gomes Penna deua a si próprio uma configuração de personalidade na qual se destacam o caráter e uma consistente visão cultural. Munido de tais recursos e de uma excepcional habilidade para o exercício do magistério, ele continua a atrair muitos jovens, sobretudo estudantes de Psicologia e de Filosofia, desejosos de ouví-los e dispostos a debater com ele problemas filosóficos e questões teóricas de diferentes ramos da Psicologia, sabendo que nele encontrarão um interlocutor culto e interessado.