SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A residência hospitalar como modalidade de especialização em psicologia clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.21 n.2 Brasília jun. 2001

 

EDITORIAL

 

A revista Psicologia - Ciência e Profissão apresenta, nesta edição, os seguintes artigos: 1) A Residência Hospitalar como Modalidade de Especialização em Psicologia Clínica, de Ademir Pacelli Ferreira; 2) Eu Quero Ajudar as Pessoas: a Escolha Vocacional da Psicologia, de Mauro Magalhães, Márcia Straliotto, Márcia Keller e Williams B. Gomes;3) A Precocidade do Processo de Alfabetização. Considerações Acerca da Prontidão da Criança, de Vanessa Lima; 4) O Desenvolvimento da Psico-Oncologia: Implicações para a Pesquisa e Intervenção Profissional em Saúde, de Ánderson L. Costa Júnior; 5) Promessa ao Infinito, de Maria Emília Sousa Almeida; 6) Estrutura e Suporte Familiar como Fatores de Risco na Depressão de Adolescentes, de Makilim Nunes Baptista, Adriana Said Daher Baptista e Rosana Righetto Dias; 7) O Reconhecimento das Emoções no Cenário da Psicologia: Implicações Epistemológicas e Reflexões Críticas, de Maurício da Silva Neubern; 8) Modo de Morar e Modo de Cuidar: Uma Proposta de Tipologia, de Eliane Pedreira Rabinovich e Ana Maria Almeida Carvalho.

Além disto, a presente edição obedece ao novo calendário, estabelecido pela Comissão Editorial, que alterou, a partir de 2001, a periodicidade da revista de quadrimestral para trimestral, em função do crescente número de artigos que têm sido enviados pelos pesquisadores e profissionais. Desta forma, a revista Psicologia - Ciência e Profissão vem se consolidando como um importante instrumento para a divulgação de parte do conhecimento psicológico produzido no Brasil, colocando-o à disposição de todos os psicólogos brasileiros inscritos nos Conselhos Regionais de Psicologia, o que explica a impressionante tiragem atual de 109.000 exemplares por edição.

Tais dimensões assumidas pela revista têm levado a Comissão Editorial a utilizar alguns critérios, na produção de cada edição, visando respeitar a diversidade da população atingida, tais como considerar as diferentes áreas da Psicologia abrangidas pelos textos publicados, procurar equilibrar os trabalhos de natureza científica com os relatos e discussões das práticas profissionais, sem deixar de mencionar a questão das diferentes linhas teóricas subjacentes. Desta forma, optou-se por uma política editorial que procura atender os interesses da maioria dos psicólogos, em cada edição planejada, uma vez que não são planejadas edições temáticas.

Acreditamos que esta atual política tem sido bem avaliada pelos psicólogos, uma vez que, nas últimas sondagens realizadas pelo Conselho Federal de Psicologia, ficou evidente a grande importância atribuída à revista pela unanimidade da categoria. Estamos certos de que a nossa revista constitui-se, atualmente, como um importante instrumento dos profissionais e pesquisadores para a construção da Psicologia brasileira, enquanto ciência e profissão, marcada profundamente pelo compromisso social e pela vontade política de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.