SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3O mito individual como estrutura subjetiva básica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.21 n.3 Brasília set. 2001

 

BIOGRAFIA

 

Odette Lourenção Van Kolck

 

 

Odette Lourenção Van Kolck nasceu em Barra Bonita, no estado de São Paulo, na época uma cidade que vivia da cafeicultura. Cursou o primário na Escola de Aplicação da Escola Normal Oficial, em São Carlos, para onde sua família havia se mudado, e o curso ginasial na Escola Normal de Botucatu. Em 1942, Odette Lourenção mudou-se para São Paulo onde cursou Pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP, que era o único curso oferecido para quem se interessava por Psicologia, paixão de Odette desde o curso Normal. Deve-se ressaltar, que naquela época, ainda não existia o curso de Psicologia. Ao terminar o curso de Pedagogia foi convidada para trabalhar como professora assistente de Psicologia Educacional na própria USP, onde fez pós-graduação em Psicologia Educacional.

Em 1970, com a reforma universitária, foi criado o Instituto de Psicologia da USP; Odette Lourenção; então, passou para o Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, onde prestou concurso para professor Livre-docente. Em 1978, ela tornou-se professora titular do departamento. Em 1985 e 1989, a psicóloga ocupou o cargo de vice-diretora do Instituto de Psicologia da USP. Posteriormente, transferiu-se para o Departamento de Psicologia Clínica.

Outro fato relevante é que Odette Louranção fez parte da equipe que elaborou a aprovou a Lei 4.119/62, que dispõe sobre a formação em Psicologia e regulamentação da profissão do psicólogo.

Sempre ativa, Odette Lourenção também participou da Comissão de Pós-Gradução em Psicologia e da Reavaliação de Diplomas e chegou a presidente da Coordenadoria de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, entre outros cargos que sempre enriqueceram a Psicologia no país. Em 15 de junho de 1993, em função da idade, ela recebeu aposentadoria compulsória.

No entanto, Odette continuou a desenvolver atividades de orientação de alunos da pós-graduação, mestrado e doutorado na área de diagnóstico psicológico, área de atuação preferencial da psicológica. Ela também foi por três vezes presidente da Sociedade de Psicologia de São Paulo e membro fundador da Academia Paulista de Psicologia. Importante ressaltar que em 1982 ela recebeu o diploma de honra ao mérito do Conselho Federal de Psicologia dado a personalidades que se destacaram na categoria.