SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1A inserção do psicólogo no Programa Saúde da Família author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.22 no.1 Brasília Mar. 2002

 

EDITORIAL

 

A revista Psicologia Ciência e Profissão, na sua edição 22.1, chega às mãos dos psicólogos brasileiros contendo 12 artigos, a saber: "A Inserção do Psicólogo no Programa Saúde de Família", de Cláudia Lins Cardoso; Identidade, "Alteridade e Globalização: uma Reflexão a partir do Testemunho de Rigoberto de Menchú", de Maria Madalena Magnabosco; "Drogas e Trabalho: uma Proposta de Intervenção nas Organizações", do Grupo Vindicas; "Por uma Ética na Saúde: Algumas Reflexões sobre a Ética na Atuação do Psicólogo", de Giane Amanda Medeiros; "Pulsações Contemporâneas do Desejo; Paixão e Libido nas Salas de Bate-Papo Virtual", de Maria Vitoria Pardal Civiletti e Ray Pereira; "Comportamento de Agentes Educativos como Parte de Contingências de Ensino de Comportamentos de Estudar", de Ana Lucia Cortegoso e Sílvio Paulo Botomé; "Psicologia das Raças e Religiosidade no Brasil: uma Intersecção Histórica", de André Luis Masiero; "Especializações em Psicologia: Subsídios para uma Discussão Necessária", de Roosevelt R. Starling; "Simples como uma Torradeira: um Estudo sobre o Computador no Cotidiano da Nova Geração", de Raphael Zaremba, Daniela Romão-Dias e Ana Maria Nicolai-da-Costa; "Modernidade e Produção de Subjetividades: Breve Percurso Histórico", de Deise Mancebo; "Relato de Pesquisa: A Influência do Contexto Ambiental nos Trabalhadores Off-Shore de uma Plataforma Petrolífera", de Anderson Córdova Pena; "Os Desafios da Psicologia Frente à Questão Ecológica: Rumo à Complexa Articulação entre Natureza e Subjetividade", de Bernardo Andrade Marçolla.

A primeira novidade da revista para este ano, como pode ser visivelmente notada, é o aumento no número de artigos publicados, o que possibilitará maior fluxo dos trabalhos aprovados pelos pareceristas e pela Comissão Editorial e certamente ampliará a gama de áreas e assuntos abordados. Esta nova diretriz será mantida para todas as edições de 2002.

Um outro aspecto que deve ser realçado é que esta primeira edição também anuncia o I Congresso Brasileiro Psicologia Ciência e Profissão, a ser realizado de 1a 5 de setembro em S. Paulo, promovido pelo Fórum de Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira. O objetivo de tal Congresso, que é promover a aproximação entre os pesquisadores e profissionais da Psicologia Brasileira, tem sido a proposta central desta revista - Psicologia Ciência e Profissão - cujo tema é finalmente assumido pelas entidades nacionais visando ao desenvolvimento da Psicologia Brasileira.

Para este I PCP, todos os profissionais, pesquisadores e estudantes de Psicologia estão sendo convidados para apresentar seus trabalhos científicos e práticas profissionais, além de discutir as grandes questões que compõem a agenda da Psicologia Brasileira.