SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A relação mãe-bebê e o processo de entrada na creche: esboços de uma perspectiva sociocultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.22 n.2 Brasília jun. 2002

 

HOMENAGEADO

 

 

Ulisses Pernambuco

 

 

Ulisses Pernambuco de Mello Sobrinho, nasceu no Recife, em 1892. Com apenas 20 anos forma-se em Medicina, no Rio de Janeiro. Nos últimos anos do curso, foi acadêmico interno do Hospital Nacional de Alienados recebendo forte influcência intelecual e empreendedora do Dr. Juliano Moreira. Já formado, rside alguns anos no Paraná e retorna a Pernambuco. A vida e a obra de Ulisses Pernambuco tem a marca do pioneirismo.

Em 1948, é criada, no Recife, a cadeira de "Psicologia e Pedagogia" na Escola Normal Oficial do Estado e que, em sua avaliação, marca o início oficial da Psicologia em Pernambuco. Ulisses concorre com a monografia Classificação das crianças anormais: a parada do desenvolvimento intelectual e suas formas; a instabilidade e a asteria mental, tida como a primeria tese brasileira no campo da deficiência mental. De 1932 a 1927, exerce a sua direção e funda, 1925, uma escola pioneira para crianças excepcionais, anexa à Escola Normal e que, em outra estrutra organizacional, continua em funcionamento.

Outro pionerirsmo relevante foi a fundação, em 1925, do Instituto de Psicologia do Recife, considerado como a primeira instituição cientificamente autônoma a funcionar regularmetne no Brasil. O Instituto realiza um amplo programa de padronizaçãode testes, avaliações psicológicas, seleção e orientação profissionais. É de pouco depois dessa época a confecção local das lâminas de Rorschach, seguindo orientações em artigo assinado do próprio autor suiçõ. Essas lâminas, hoje, estão em mãos do psicólogo Paulo Rosas. Nos primeiros anos da década de 1930, Ulisses implementa um audacioso projeto de reestruturação de todo o serviço de Assistência a Psicopatas de Pernambuco.

Tanto no Instituto de Psicologia quanto na Assistência a Psicopatas, forma um multidisciplinar grupo de pesquisadores e funda alguns periódicos ("Neurobiologia" fundado em 1938, continua a ser editado), onde ele e seus colaboradores publicam centenas de trabalhos. Alguns títulos: "Baes fisiopsicológicas da ambidestra" (1924); "Estudo psicotécnico de alguns testes de aptidão" (1927); "O vocabulário das crianças das escolas primárias do Recife"(1931); "Revisão pernambu

Paralelamente, desenvolve atividades docentes na Faculdade de Medicina do Recife "Clínica Neurológica e Psiquiátrica". Em 1934 preside, no Recife o "1ª Congreso Afro-brasileiro" idealizado por seu primo e amigo, Gilberto Freyre. A sua intransigente defesa de minorias marginalizadas - crianças excepcionais, doentes mentais, adeptos de seitas africanas começa a incomodar e é denunciado como "subversivo". É arbitrariamente preso e fica detido por 60 dias na Casa de Detenção do Recife, além de ser aposentado compulsoriamente do ensino públio. Vem a falecer prematuramente - enfarto fulminante - em 1943, no Rio de Janeiro. Tinha 51 anos.