SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Inovando métodos de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.23 n.1 Brasília mar. 2003

 

EDITORIAL

 

 

O número 23.1 da Revista Psicologia Ciência e Profissão inaugura um novo ciclo de apresentação e veiculação das informações ao psicólogo brasileiro. No centro desta discussão encontra-se uma questão que consideramos fundamental: que informação veicular ao profissional e ao estudante de Psicologia hoje por um órgão como o Sistema Conselhos de Psicologia, sabedores da diversidade de áreas de atuação e de formação desta profissão, bem como do caminho que precisaremos percorrer para consolidar grande parte do conhecimento produzido? A esta questão soma-se outra: como veicular a informação produzida tendo em vista o crescente número de psicólogos e estudantes de Psicologia no país?

Procurando responder de maneira mais abrangente às questões acima, o Sistema Conselhos e o Conselho Federal de Psicologia se propõem a dois desafios: ampliar o conjunto de publicações a ser veiculado ao psicólogo brasileiro e estudantes de Psicologia bem como incluir formas virtuais de veiculação dessa informação. As modalidades de publicação serão, em princípio: Revista Psicologia Ciência e Profissão (4 edições por ano), duas edições de revista centrada em questões referentes à atuação profissional e uma publicação de compilação da produção nacional em determinada área temática. Com relação à forma de veiculação da informação encontramo-nos em um momento em que as mídias eletrônicas vêm ocupando um lugar de destaque, possibilitando maior amplitude e agilidade na comunicação humana.

Diante dessas duas grandes questões, a Revista Ciência e Profissão resolveu lançar-se um desafio: apresentar-se ao psicólogo brasileiro em três versões: formato eletrônico, "on line" e impresso. Consideramos um desafio pois toda mudança estabelece outras formas de relação interpessoal e administrativa, incluindo ajustes que com certeza terão que ser considerados neste processo. Mas avaliamos que os ganhos serão maiores. No formato eletrônico e "on line" poderemos aumentar o número de artigos por edição, atendendo melhor à crescente demanda dos autores para publicação; incluir novas seções, apresentar o texto com maior agilidade com "links" para outros meios virtuais de informação como a Rede BVS – PSI e permitir com que o acesso à Revista Psicologia Ciência e Profissão seja feito também por estudantes e professores dos cursos de Psicologia ou ainda por qualquer profissional que acesse o site www.pol.org.br no Brasil e no Exterior.

A revista no formato impresso continuará a ser enviada às bibliotecas brasileiras e instituições cadastradas na Rede Brasileira de Bibliotecas em Psicologia . São esses os desafios, esperamos poder corresponder às novas demandas, mantendo a qualidade esperada para um veículo de divulgação que conta com uma tiragem de mais de 120 mil exemplares. Contamos com a sua divulgação para que cada vez mais psicólogos tenham acesso à informação de qualidade do Brasil.