SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Preconceito no Brasil contemporâneo: as pequenas diferenças na constituição das subjetividades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.23 n.2 Brasília jun. 2003

 

EDITORIAL

 

É com grande satisfação que apresentamos o número 23.2 da Revista Psicologia Ciência e Profissão. Como informamos no editorial anterior, por decisão da Assembléia de Políticas Financeiras do Conselho Federal de Psicologia, optou-se por criar a revista em versão eletrônica, de forma que ela possa ser acessada pelo site www.pol.org.br por aqueles interessados em temas da área de Psicologia, bem como recebida por email, mediante cadastro do psicólogo no sistema conselhos no mesmo endereço apresentado acima. Com isso, mantemos a impressão em papel da Revista Psicologia Ciência e Profissão para as Bibliotecas dos Cursos de Psicologia bem como para instituições cadastradas junto ao Conselho Federal de Psicologia.

Este número é marcado pela diversidade dos temas abordados relativos às áreas de educação infantil, saúde, formação profissional, bem como temáticas centrais na Psicologia como as emoções e o preconceito. Tais temas são abordados quer do ponto de vista da prática/intervenção profissional, quer da relação teoria-prática.

São os seguintes, os artigos apresentados neste número:Preconceito no Brasil Contemporâneo: as Pequenas Diferenças na Constituição das Subjetividades de Sérgio Gomes da Silva; Uma Reflexão Sobre o Trabalho Docente a Partir da Análise do Conceito de Crenças de Rita de Cassia da Silva; Educação Infantil e Psicologia: para que Brincar? de Eulina da Rocha Lordelo & Ana Maria Almeida Carvalho; Prostituição Juvenil: uma Condição Existencial em Busca de seus Sentidos de Ana Maria Ricci Molina; A Produção de Conhecimento em Psicologia: a Análise do Comportamento de Emmanuel Zagury Tourinho; Intervir ou não Intervir, Eis a Questão! Refletindo sobre a Intervenção do Pesquisador no Campo Pesquisado de Edla Grisard Caldeira de Andrada; O Medo Contemporâneo: Abordando suas Diferentes Dimensões de Luciana Oliveira dos Santos; A Saúde e o Bem-Estar Espiritual em Adultos Porto-Alegrenses de Luciana Fernandes Marques; Ciberespaço: Nova Realidade, Novos Perigos, Novas Formas de Defesa de Ana Maria Nicolaci-da Costa; Hipertensão Arterial em Idosos Atendidos em Grupos de Aconselhamento. Comentários a Partir de um Estudo Descritivo Preliminar de Vidigal de Andrade Vieira & Luis David Castiel; Escuta Analítica no Hospital Geral: Implicações com o Desejo do Analista de Zeila C. Facci Torezan & Abílio da Costa Rosa; Algumas Considerações Sobre o Fazer Científico Realizadas a Partir da Análise dos Modelos de Ciência Propostos por Taylor, Wundt e Watson de Bruno Alvarenga Ribeiro.