SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Some considerations about the scientific makings acomplished from the science models analyses proposed by Taylor, Wundt and Watson author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.23 no.2 Brasília June 2003

 

HOMENAGEADO

 

Ofélia Cardoso

 

 

Ofélia Boisson Cardoso foi, antes de tudo, uma idealista. Mãe de um filho só, quis o destino que este mesmo filho nascesse com necessidades especiais, as quais levaram ainda mais o espírito inquieto e pesquisador desta psicóloga brasileira, nascida no final do século XIX, a pesquisas e teorizações sobre diversos temas ligados à psi. De todos, eram os temas relacionados à educação e à criança os que mais a apaixonavam. Esteve aí o cerne da sua atuação profissional.

De orientadora educacional em escolas públicas a técnica de educação , Ofélia detinha sua atenção nas questões ligadas à relação existente entre ajustamento psicológico e rendimento escolar, entre psicologia infantil e aprendizagem.

Data de 1944 sua primeira obra: "Ensinar a aprender", um conceito revolucionário para a época: falar que também se ensina alguém a aprender, e não somente se repassa conteúdo da mesma forma, para qualquer um.

Ofélia localizava o agravamento dos problemas infantis a partir do ingresso da criança na escola. E isso a desafiava.

Professora de Psicotécnica da Faculdade de Serviço Social da Prefeitura do Rio de Janeiro, em 1945 exerceu a Chefia do Serviço de Ortofrenia e Psicologia do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro e, depois, chefiou a Seção de Pesquisas Pedagógico-Sociais do Serviço de Assistência a Menores do estado - SAM.

Foi autora de "Alguns problemas de perturbação do caráter" (1945); "O problema da repetência na escola primária" (1949); "Alguns problemas do ensino da linguagem" (1956); "Aspectos psicológicos no ensino da linguagem"(1963); "Problemas da adolescência"(1965); dentre outras obras.

Por ocasião da fundação da Associação Brasileira de Psicotécnica, Ofélia, aclamada pelos notáveis serviços prestados à área, foi nomeada sócia-honorária da instituição.

Faleceu em 1994, deixando aos psicólogos e educadores modernos o legado de uma obra à frente do seu tempo.