SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The interdisciplinary practice in the context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.23 no.3 Brasília Sept. 2003

 

HOMENAGEADO

 

 

Oswaldo de Barros Santos

 

 

Tendo perdido os pais ainda menino, Oswaldo de Barros Santos foi educado por um casal de tios que o assumiu e que soube lhe imprimir, na educação dada, valores e princípios éticos.

Graduou-se pelo Instituto de Educação da Universidade de São Paulo e pela Escola Superior de Educação Física, também da USP.

Formou-se em 1950 também em Pedagogia e partiu para Paris para especializar-se no Institut D'Etudes du Travail Et d'Orientation Professionale. De lá, partiu para a Flórida State University, onde, em 1956, formou-se em Psicologia Clínica e pós-graduou-se pela Columbia University, em 1957.

Oswaldo Santos partiu então para estágios na área de psicologia clínica em diversas localidades do mundo, destacando-se a Suíça, Bélgica, Japão, Inglaterra, Portugal, França e Itália.

De professor primário, Oswaldo Santos logo deslocou sua atenção para a Psicotécnica e para a Orientação Profissional. Foi Diretor do Gabinete Psicotécnico da Escola Técnica Getúlio Vargas. Interessando-se pelos testes de pesquisa e aptidões, foi o criador do Teste de Inteligência AG-3, linha de utilização de instituições nacionais de renome, como o Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial, Senac, e o Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial, Senai.

Professor de diferentes universidades estaduais, Oswaldo de Barros Santos foi um dos organizadores da Clínica de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica, PUC, de Campinas.

Foi pioneiro no país na Abordagem Centrada na Pessoa.

Autor de inúmeros artigos, foi também um dos fundadores do Serviço de Aconselhamento Psicológico da USP, o primeiro serviço dessa natureza implantado numa universidade federal brasileira.

Doutor em Psicoterapia pela USP, Oswaldo Santos organizou o primeiro curso brasileiro de Abordagem Centrada na Pessoa.

Sua preocupação com a superdotação levou-o a escrever a obra: “Superdotados: Quem são? Onde estão?”, além de outros livros.

Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de Superdotados, do Sindicato dos Psicólogos do estado de São Paulo, da Sociedade de Psicologia de São Paulo, da Associação Brasileira de Psicólogos e da Academia Paulista de Psicologia. Foi Conselheiro do Conselho Federal de Psicologia, CFP, e membro da Comissão de Normas e Procedimentos de Avaliação Psicológica do Conselho Regional de Psicologia do estado de São Paulo.

Seu nome é hoje referência nacional em Psicologia, principalmente quando se fala da Abordagem Centrada na Pessoa.