SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Sobre a retórica da exclusão: a incidência do discurso ideológico em serviços substitutivos de cuidado a psicóticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psicologia: ciência e profissão

versão impressa ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. v.24 n.1 Brasília mar. 2004

 

HOMENAGEADO

 

 

André Jacquemin

 

Nascido em 07/09/1942 em Baranzy, na Bélgica, André Jacquemin formou-se em Psicologia pela Universidade Louvain La-Neuve em 1965, carregando consigo o forte desejo de conhecer outros países e outras culturas.

No ano de 1966, a convite da Faculdade de Filosofia de Ribeirão Preto, desembarcou com a família em terras brasileiras, para nunca mais deixar o país. Aqui, compôs o corpo docente do Departamento de Psicologia da Faculdade e, logo depois, assumiu a posição de titular da Universidade de São Paulo, chegando à condição de Diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Com seu inconfundível sotaque belga, embora a paixão pelo país o tenha levado a se naturalizar brasileiro, André Jacquemin tornou-se Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Université Catholique de Louvain. No Brasil, auxiliou na criação, manutenção e desenvolvimento de diversas sociedades científicas no âmbito da Psicologia, como a Sociedade Brasileira de Psicologia(antiga Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto), a Sociedade Brasileira de Rorschach (SBR) e o Internacional Rorschach Society(INS). Empreendedor, criou várias estruturas de atendimento, como o Centro de Psicologia Aplicada(CPA), o Centro de pesquisas em Psicodiagnóstico (CPP) e o Centro de Orientação Psicopedagógica (COPI), dentro do campus da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras(FFCCNP)de Ribeirão Preto.

Dedicou-se exaustivamente ao ensino e à pesquisa de diversas técnicas de Avaliação Psicológica e de suas diferentes aplicações nos mais variados contextos ,como no âmbito da educação, recursos humanos e orientação profissional. Publicou inúmeras obras.

Hoje, afastado da lide por motivos de saúde, é referência nacional e internacional para a Psicologia.