SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Some thoughts on psychological assessment in infancy and youth justice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: ciência e profissão

Print version ISSN 1414-9893

Psicol. cienc. prof. vol.24 no.2 Brasília June 2004

 

EDITORIAL

 

Estamos apresentando mais um número da Revista Psicologia Ciência e Profissão, 24.2. Durante o ano de 2004, procuramos incluir algumas modificações no sistema de organização da revista para melhor atender aos articulistas, dando mais agilidade ao sistema. Para isso, ampliamos significativamente o número de pareceristas “ad hoc”, incluindo novas áreas de parecer, tais como neurociências, intervenções na área de saúde, políticas públicas e psicossomática. Também estamos trabalhando na direção de melhor confeccionar os resumos e abstracts de cada um dos artigos, considerando a importância que atualmente tais resumos apresentam em um cenário no qual a informação é cada vez mais ampliada para países de todo o mundo. Pudemos, recentemente, tomar conhecimento dos avanços na área de publicações ao participarmos da 8th ICCC Internationtional Conference on Electronic Publishing, realizada na Universidade de Brasília, de 23 a 26 de junho.

Nessa ocasião, ouvimos um con junto de trabalhos de vários países apresentando as novidades no campo da chamada Ciência do Conhecimento. Dentre as possibilidades, temos cada vez mais a ampliação do acesso à informação, bem como a criação de sistemas que facilitem a divulgação e a circulação da comunicação internacionalmente. Este evento, inspirou a realização do I Encontro de Editores de Revistas Científicas em Psicologia, realizado na cidade de São Paulo, bem como a criação da Associação de Editores de Revistas Científicas Nacionais em Psicologia, cujo estatuto encontra-se em fase de confecção. Nessa ocasião, foi também lançada a pedra fundamental para disponibilizar on line todos os perídicos em Psicologia do Brasil que assim o quiserem por meio do sistema da BVS- Psi, com metodologia da BIREME. Lembramos que o Conselho Federal de Psicologia foi um dos pioneiros no Brasil a colocar no ar, via on line, os números da Revista Psicologia Ciência e Profissão na íntegra, e para tanto, contamos com a colaboração de um grupo de trabalho, cuja responsável é a designer Sandra Cardoso Lopes, da cidade de Curitiba, bem como toda a equipe de informática e de apoio técnico deste Conselho. Sabemos que ainda temos muito que caminhar, mas alguns passos estão sendo dados e o Brasil tem programas extremamente criativos e viáveis para que cada vez mais o psicólogo brasileiro tenha acesso ao que há de mais atual na construção de práticas e de conhecimento em sua área de atuação. Parabéns para a Psicologia Brasileira! Parabéns para todos nós!